Rebelião em Pedrinhas tem cheiro de armação

Do imirante.com:

A rebelião de pouco mais de 27 horas, que aconteceu entre a segunda e esta terça-feira (9), no Presídio São Luís, em Pedrinhas, pode ter tido motivações externas ao presídio. Essa informação foi aventada pelo próprio secretário de Segurança, Aluísio Mendes, em entrevista coletiva realizada no fim da tarde desta terça. Essa é uma das principais linhas de investigação da polícia.

Secretário Aluísio Mendes recebeu apoio de Froz Sobrinho e Fátima Travassos

O que leva a essa possibilidade é a configuração atípica da rebelião. “Quando digo que essa rebelião é totalmente atípica é porque, normalmente, as rebeliões têm uma pauta de reivindicação, têm razões específicas. Nesta, não havia razão estrutural para ela ocorre. Nem superlotação havia”, disse Aluísio Mendes. No anexo do Presídio São Luís, onde aconteceu a rebelião, estavam 204 presos, onde a capacidade é de 208. “Não há justificativa para a barbaridade nessa rebelião. Não houve nenhum dano material, por exemplo, o que é comum em todas as rebeliões. Por isso, está sendo investigado com profundidade se a orientação para a rebelião partiu de fora do complexo”, ressalta.

Uma das constatações da polícia, depois que a rebelião acabou e foram feitas revistas nas penitenciárias, é que havia, de fato, comunicação entre os detentos rebelados e os presos das outras unidades que compõe o complexo prisional. De acordo com o secretário de Segurança, eles estavam se comunicando por celular e havia uma insuflação para que os presos acompanhassem a rebelião do Presídio São Luís e tornassem o motim sistêmico. “O Sistema de Inteligência constatou que eles estavam se comunicando e por isso, no início do motim que ocorreu na Penitenciária de Pedrinhas, nesta manhã, como não havia reféns, foi dada a autorização para que a Polícia Militar invadisse o local imediatamente, acabando com o movimento”, pontuou Aluísio Mendes. No anexo do Presídio São Luís, até o momento, foram encontrados cinco celulares, armas artesanais e as três armas de fogo, duas do agente Raimundo Coelho – cujo estado de saúde é estável – e uma que já estava no local.

Durante a entrevista, Aluísio Mendes agradeceu a atuação do pastor Marcos Pereira, da Assembleia de Deus do Povo Unido, do Rio de Janeiro, que esteve presente atuando para o fim do motim e foi uma exigência dos detentos.

Trabalho interligado

Estavam presentes na entrevista coletiva, além do secretário Aluísio Mendes, o comandante da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pacheco, o juiz titular da Vara de Execuções Penais, Jamil Aguiar, o promotor de Justiça Cláudio Cabral Marques, a procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Fátima Travassos, o desembargador e coordenador do Grupo de Monitoramente do Sistema Carcerário do Maranhão, Froz Sobrinho, e o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Sérgio Tamer.

Para eles, o trabalho conjunto e parceiro na área de Execuções Criminais possibilitará um avanço e uma melhoria no sistema carcerário do Estado, que tem falhas e muitos problemas. Todos ressaltaram, ainda, que foram surpreendidos com a violência e com as atrocidades que foram praticadas pelos detentos na rebelião que resultou em 18 mortes.

A falta de uma pauta de reivindicação foi o que mais chamou atenção das autoridades. De acordo com a Segurança Pública, ao tentarem fazer uma reivindicação, os presos pediram a demissão do diretor, sem nenhuma razão clara, visita íntima nas celas e revisão dos processos. “Nós checamos os processo, junto com o juiz Jamil Aguiar, mas todos eles estão em dia e todos digitalizados. Não há justificativa nessa reivindicação. Mas mesmo assim, todos os processo serão levantados, um a um, para que se tenha certeza de que eles estão andando”, comentou o desembargador Froz Sobrinho.

Para a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos “existe alguém querendo desestabilizar o Sistema de Segurança Pública do Estado”. Contudo, ela ressalta que o trabalho em conjunto evitará isso e que o Ministério Público acompanhará de perto as ações que serão postas em prática daqui para frente para melhorar o sistema carcerário do Estado. Leia mais aqui.

Os comentários não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

32 comentários para “Rebelião em Pedrinhas tem cheiro de armação”


  1. Úrsula

    Quer dizer então que toda vez que a incompetência ocorre é por culpa de “alguem que quer desestabilizar o sistema prisional do estado”….

    Quem é essa “alguém” que mandou assassinar 19 detentos?

    Vc quer realmente saber quem provocou essa catástrofe?

    Quer que te diga ???

    Te dou o nome e o sobrenome…..

  2. flavia

    ESSA FALA DO SECRETÁRIO SOMENTE JUSTIFICA A INCOMPETÊNCIA DELE DIANTE DO PAPEL QUE ASSUMIU DE SER SECRETÁRIO.

  3. flavia

    ESSA FALA DO SECRETÁRIO SOMENTE JUSTIFICA A INCOMPETÊNCIA DELE DIANTE DO PAPEL QUE ASSUMIU DE SER SECRETÁRIO.

    1º Houve sim reivindicações.
    2º Só terminou a rebelião por causa do Pastor Marcos Paulo.
    3º O secretário estava viajando e quando chegou no presídio continuou viajando, principalmente nessa fala dele.

    Quer dizer que tudo foi uma armação?? Quatro cabeças rolaram E DEPOIS AI SER A DELE, POR PURA INCOMPETÊNCIA.

  4. Otavio

    Tá bom…no governo Roseana tudo é armação. Quando é com os oposicionistas é falta de gestão.
    Por isso que esse feudo não avança.

  5. manoel Sidarta

    CARO DÉCIO, DEIXEMOS DE HIPOCRESIA. SECRETÁRIO DE SEGURANÇA, FATIMA TRAVASSOS, CLAUDIO MARQUES, TODOS CONHECIDOS E MUITO CONHECIDOS PELA FALTA DE EQUILIBRIO E PELAS RAZÕES QUE CHEGARAM AOS CARGOS QUE OCUPAM. TA TUDO ERRADO, INFELIZMENTE. O MARANHÃO ESTÁ ACABANDO. LAMENTO.

  6. Ricardo

    Será se essa rebelião não foi motivada pelo ex-governador, Jackson Lago? Estou tão acostumado ler nesse blogue e nos demais da TV MIRANTE que tudo que acontece de ruim, foi ele, jackson, que até pensei que fosse verdade. Ou foi por “incompetência de Eurídice Vidigal, essa chacina? Porque, incompetência da governadora e do seu secretário, não foi, pois eles, como já dizia o slogan: ESTÃO CUIDADANDO DAS PESSOAS.

  7. Jaime Costa

    Olha os santos ai …
    http://www.youtube.com/watch?v=waP5H6fWi0w

  8. Milson

    Acorda Secretário! Buscar “culpados” é desculpa de quem não quer enxergar as “causas”. Toda a sociedade do estado do maranhão sabe do diagnóstico dos presídios: “FARTA TUDO”. O senhor tá querendo culpar quem? Fale logo o nome ou os nomes.

  9. Francisco Teixeira

    Eu acho que deve ter sido o Dino, ou quem sabe o Zé Reinaldo, ou …então…, é, deve ter sido o Jackson Lago. Pensando melhor, talvez seja o Dutra.

  10. o amigo da onça

    Armação?, bem, por este raciocinio os mais de 50 assassinatos, só em são Luís, acontecidos no mes passado tambem foi armação, da mesma forma que os assaltosà bancos que estão acontecendo aos montes tambem é armação, e o que dizer dos infinitos roubos e assaltos que estão assolando nossa cidade ( e por tabela o estado do maranhão)?
    Armação é o Caralho, o sistema de segurança está FALIDO e esse BABACA traverstido de Secretário de Segurança, em entrevista à imprensa ( o cabôco adora holofotes) diz que está tudo bem.
    E a culpa? , TODINHA de Roseana pois colocou um INCOMPETENTE para gerir uma das mais importantes Secretarias, e tambem porque não o exonera de forma sumária.
    O delicado Secretário e os seus tambem delicados assessores, não explicam nada, não fazem nada e para variar, são omissos, pois existem uma carrada de processos visando à melhora daquela pasta sem nenhuma continuidade, TODOS engavetados.
    É o inicio do FIM.
    É mole ? É, émole mas mesmo assim a Alexandra adora.

  11. Geraldo Santos

    ME COMPE UM BODE….Aliás, parabéns pela forma com que tratam o assunto….Sem coragem para encontrar uma solução para o problema, o que fazem os incompetentes….Simples meu caro WATSON….Transferimos o problema….Essa de mandar os presos para outro estado e deboche….O crime organizado dentro do sistema penitenciário nacional, agradece a iniciativa do GOVERNO QUE NÃO PODE PARAR, pela inclusão dos apenados maranhenses e garante que irá form[a-los adequadamente em suas turmas de especialização, mestrado, doutorado e PHD mantidos dentro dos presídios federais….E como os maranhenses são reconhecidos pela sua inteligência e cultura, provavelmente serão graduados com honra e louvores….Antes que esqueça…alguns deles talvez estejam apenas retornando, pois a Secretária com nome de origem grega também já havia feito esta burrice….Peço ao nobre repórter que investigue isso….cruze os nomes dos enviados na gestão passada com os enviados ontem…Veja se não temos alunos repetidos….E talvez ai esteja a resposta para saber o por que de tanta BARBARIE….Outra coisa….SERÁ QUE OS PRESOS RESPONSAVEIS FORAM PRESOS EM FLAGRANTE……Após a finalização da rebelião, este seria o dever das autoridades….Ou se omitiram sobre isso….Caso isso tenha ocorrido, cometeram mais um crime…Além de negligentes, incompetentes, inresponsáveis, agora podem ser taxados de PREVARICANTES….SENHORA Governadora, tome uma atitude….Peque pela ação, jamais pela omissão….Até entendo que como governante, não se deve tomare determinadas decisões no CLIMÁX de uma crise….Porém a poeira baixou, e este é o momento de agir….

  12. jcarlos

    veja como se pode estimular uma rebelião, uma forma entre tantas, diminuir as visitas, a frequencia delas, o tempo de duração, os maus tratos, subtração de bens trazidos por familiares,cortar água, colocar inimigos na mesma cela, não atendimento de pedidos de socorro médico, não respeitar as visitas, entre outros… precisa verificar se isso estava acontecendo…….

  13. claudio

    DECIO SERÁ QUE NÃO FOI FLAVIO DINO QUE FEZ A ARMAÇÃO?

  14. José Abreu

    Tem mesmo cheiro de armação, então meu caro porque que a Secretaria de Segurança não começa inveryigando pelos DELEGADOS CORRUPTOS de São Luis, pode ter certeza que tem DELEGADO envolvido. Com certeça já estão com as barbas de molho.

  15. Pablo

    Olha ai, a turma do Sarney provando do próprio veneno. Ou será que todo mundo já esqueceu de todas as armações contra a segurança pública durante o governo Jackson?

    Toma Roseana…

  16. karol

    so louco não percebe que há uma insatisfação no sistema de segurança, e é pelos próprios policiais civis e militares, que não aceitam o agente aluisio comandar a pasta com delegados e oficiais sendo subordinados a ele, e o que fazem? corpo mole, com a quantidade de viaturas na rua e ter 58 homicidios, rebelião com 18 mortos é coisa para gringo ver e pode esperar enquanto ele tiver a frente ou cutrim a coisa não para.

  17. Eduardo

    Por que não assumir as falhas do sistema penitenciário de Pedrinhas?
    Por que ficar nesse jogo de não divulgar o número correto de mortos?
    Por que essa mania de perseguição? Onde tudo é fruto de uma ação de oposição?
    Daqui a pouco vão dizer que a culpa é de Jackson, Aderson, Aziz.
    A hombridade está em assumir os erros e, reconhecendo as falhas, concentrar o maximo de esforço para resolve-las.
    Pedrinhas é uma panela em ponto de ebulição prestes a explodir.
    Bola fora secretario, sua reação diante do episódio, em procurar um culpado, é lamentavel.

  18. carmem

    Eita Jackistas q nao se conformam…kkkk
    gente deixa eles trabalharem…assim nao dar…..esses q morreram so foram gente boa..se estavam ali ,boa gente e q nao eram…se ocoreeu crime..entao q a justica seja feita,nao e atirando pedras q se resolvera o problema….a equipe esta formada p pessoas de alta competencia..jaja serao esclarecidos os fatos!

  19. ederson

    eses secretarios nao tao nem ai pra nada eles nao sabe como fuciona o sistema poriço queles falam isso eu ja fui preso e sei como fuciona o sistema eles quer tao no poder so quer saber de robar e mais nada e si lasca os outro eses ladao de palito tomara quele passam por isso pra ele saber como e ruim ser uminhado quem nem cachoro no precidio de todo luga

  20. Oscar Guedes

    Armação???isso é desculpa do Secretário pela sua incompetencia.Para acontecer aquela carnificina toda,e a “suposta ordem veio de fora”,então temos um Fernandinho Beira Mar ,aqui!!! ou um PCC.E o Secretário foi para Alemanha buscar um helicóptero para combater o crime,perae…esses equipamentos sofisticados EXIGEM HOMENS BEM TREINADOS EM TERRA,viu Secretário?Tá sobrando 4 vagas no anexo 2 de Pedrinhas?Isso tem que sair na grande imprensa.Ah tá?

  21. GERALDO ROLIM TAVARES JR

    vc as vezes duvida da inteligência de seus leitores…
    me compre um bode!!!!!

  22. Mestre Yoda

    Darth Vader, responsável pelo incidente deve ser.

  23. ANTONIO CARLOS SOUSA

    Decio voce foi muito infesliz em fazer este tipo de comentario. Vc observou todos os comentarios dos leitores do teu blog? Quem criou o titulo “REBELIÃO EM PEDRINHAS TEM CHEIRO DE ARMAÇÃO” foi voce e não o Secretario de Segurança. Portanto, voce deveria esquecer este caso que seria muito mais confortavel pra vc do que querer incobrir os erros dessa tragedia e a incompetencia das autoridades.

  24. herbet

    Alguma coisa realmente cheira mal nesse episódio: seja o genocídio ali ocorrido, seja os motivos que ocasionaram a rebelião, seja a incompetência de alguém. O que restou claro, é que, o Estado não conseguiu garantir a segurança daqules apenados que ali estavam sob sua custodia.
    E as famílias dessas vítimas como é que ficam?

  25. Raimundo Teixeira de Araújo

    Meu caro Décio
    Este fato, ocorrido em Pedrinhas, somente aconteceu por falta de informação sobre o assunto. A missão única de um serviço de inteligência é produzir conhecimentos para servir de base as decisões do Governo do Estado ou de seus representante; neste último caso, quando devidamente autorizado pelo governador, que é o seu usuário principal. Portanto, não adianta chorar sobre o leite derramado. Que isto sirva de lição aos nossos governantes, que decidam agora pela organização de um serviço de inteligência profissional, conduzido por profissionais dedicados inteiramente a sua missão.
    Um serviço capacitado a produzir conhecimentos com oportunidade e a realizar operações de inteligência, com o emprego de técnicas operacionais para a reunião de dados, que serão processados pelos analistas de inteligência e transformados em informações prontas para serem usadas pelo usuário. De outra forma, novos fatos semelhantes tornarão a acontecer.
    Um grande abraço
    Professor Raimundo Teixeira de Araújo

  26. flavio martins

    No dia 30 de outubro , Flaviano Neto foi assassinado de forma cruel e trágica. Era presidente da associaçao dos moradores da comunidade quilombola Charco no municipio de São Vicente de Ferrer , em processo de reconhecimento e titulação como território quilombola. Essa tragédia era conhecida pelos palácios e suas cúpulas.
    Flaviano quis apenas que a justiça não fosse uma ilustre desconhecida naquelas bandas – no Charco o sr. Gentil Gomes recolhia o pagamento na casa do forno, quando a farinha ainda estava quente, se a safra nao fosse suficiente ele levava o que podia pegar nas casas e nos terreiros (utensílios, animais, redes…), atualmente cobra R$ 500,00 (Quinhentos reais, isso mesmo, por linha de roça) e nao adianta chorar – mas essa mudança só pode ocorrer se a terra for um bem de todos e todas, de quem nela vive e trabalha.
    Às árvores do caminho viram o assassino. Nós não o vimos. Mas o sentimos.
    O mesmo enredo trágico desfila em muitas estradas e caminhos deste Maranhão, apesar da insistência dos burocratas afirmarem o contrário, apesar de sermos acusados de inflar os dados sobre a violência no campo – dizem que anotamos até brigas de vizinhos por causa de canteiros de cebola comidos pelas galinhas, mais cruel ainda é que temos uma Secretaria de Estado Da Igualdade Racial e sequer toma conhecimentos, sabem porque? Porque a secretaria que lá estar não conhece nada disso além do mais sabe apenas tratar as pessoas como se fossem lixo as pessoas que poderiam lidar com esta situação ela faz questão de destrata -los, falo isto porque já presenciei questões que me arrepiei toda e espero e se fosse um dos não presenciar mais porque não sentarei mais os pés por lá, mais este é o tratamento dado aos negros e negras pelo estado, como verdadeiros frangalhos, mais um dia este maranhão há de mudar. Nós que somos quilombolas a nossa principal questão é fundiária e a advogada que tem lá não entende nada disso, a única pessoa que entende dessa questão não da conta de toda a demanda e sempre estar viajando para os municípios para atender as demandas e ficamos sem respostas, só esperamos que a governadora possa rever toda essa questão, são 27 conflitos agrários das comunidades quilombolas para explodir a qualquer momento é só aguardar para conferir.

  27. Tenente Fabio

    Esse secretario esta faltando com a verdade, porque ontem ficou bem claro que só acabou a rebelião porque o Pastor Marcos foi lá e convenseu os presos a se entregarem, se não fosse ele teria muito mais mortes.

  28. claudiana Freire

    Só tenho a alamentar por esse fato ocorrido, uma cuidade tão linda mas com muit aviolencia….

  29. Jociel Santos

    Dercio o Estado perdeu uma boa oportunidade de se livra desse, Bandidos que quando pegam inocentes massacram nas Ruas, Lembra da quele bandido que acabou com aquela, Familha em Zedoca? o Radialista Sandro Moraes, até sugeriu Pena de morte pra queles bandidos, Hoje estava defendendos os não da pra entender, Hoje tem direitos Humanos que só defendem Bandidos esses bandidos tinham, de ter morrido pelo menos uns 111 ai sim,
    Enquanto eu estava escrevendo esse comentario Meu Irmão me ligou la de Santa Ines, os dois Filho Dele foram assaltado no caminho da Escola, IAI?

  30. Jociel Santos

    Dercio o Estado perdma boa oportunidade de se livra desse, Bandidos que quando pegam inocentes massacram nas Ruas, Lembra da quele bandido que eu uacabou com aquela, Familha em Zedoca? o Radialista Sandro Moraes, até sugeriu Pena de morte pra queles bandidos, Hoje estava defendendos os não da pra entender, Hoje tem direitos Humanos que só defendem Bandidos esses bandidos tinham, de ter morrido pelo menos uns 111 ai sim,
    Enquanto eu estava escrevendo esse comentario Meu Irmão me ligou la de Santa Ines, os dois Filho Dele foram assaltado no caminho da Escola, IAI?
    Jociel

  31. PROF. TÉCIO LEITE

    SÓ AGORA A OAB COMEÇA A DESPERTAR DO SONO PROFUNDO, E O DR. MARIO MACIEIRA COMEÇA A ATUAR PARA EVITAR ESSA INÉRCIA POLICIAL E DA JUSTIÇA MARANHENSE. E OS DIREITOS HUMANOS AONDE ESTÁ QUE NÃO APARECE NA MIDIA PARA MARCAR POSIÇÃO NESSES FATOS DE LESA NOSSO ESTADO? E O PORQUÊ DESSE SECRETARIO ALUIZIO MENDES NÃO ENTREGA ESSE CARGO PARA ROSEANA,POIS SUA GESTÃO ESTÁ SE TORNANDO TEMERÁRIA E À CADA DIA SE COMPLICANDO COM ESSA BANDIDAGEM DESENFREADA E O NÚMERO ÍNFIMO DE POLICIAIS CIVIS E AGENTES PENITENCIÁRIOS.CADÊ A FORÇA TAREFA QUE DEVERIA TER AGIDO IMEDIATAMENTE E SUFOCADO ESSA REBELIÃO.POR OUTRO LADO ESSES JORNALISTAS ESTÃO É ATRAPALHANDO AS AÇÕES DA POLÍCIA E OS POLICIAIS ESTÃO MEDROSOS EM ESBOÇAR AÇÕES ENÉRGICAS E PRONTO ATENDIMENTO CONTRA ESSES BANDIDOS CARNICEIROS.

    É HORA DESSES DEPUTADOS OU APOIAREM O SECRETÁRIO ALUIZIO MENDES E REIVINDICAREM MAIS APARELHAMENTO E MÃO-DE-OBRA POLICIAL,OU PEDIREM SUA RENUNCIA IMEDIATA.

    SE ESSES CONDENADOS NÃO PODEM VIVER EM SOCIEDADE E NÃO ESTÃO APTOS A SEREM CUSTODIADOS,O BOM SERIA MANDAR ESSES FACÍNORAS PARA UM PRESIDIO NO MEIO DA SELVA E SOLTÁ-LOS PARA SERVIREM DE REFEIÇÃO DE FELINOS FAMINTOS.

    QUE VERGONHA:O MARANHÃO SÓ VAI PARA MÍDIA DE FORMA NEGATIVA!!!!

  32. serrate

    Depois de todos esses comentários se eu fosse o secretário eu tiraria umas férias.

deixe seu comentário