Em e-mail, funcionário da Vale sugere cobrança de propina de empresas contratadas pela mineradora

O blog teve acesso a cópia de um e-mail que é uma verdadeira bomba. Mostra o fiscal de obra da Vale, Paolo Coelho (reveja outra mensagem dele), reclamando de um suposto não pagamento de propina por parte da direção da WO Engenharia. Por conta disso, decide jogar pesado para “quebrar” a empresa. Ele envia a mensagem para Luciano Monte, da Concremat, firma que fiscaliza os contratos da mineradora com as contratadas.

A mensagem eletrônica foi enviada no dia 20 de novembro do ano passado, justamente no dia da fiscalização do contrato. Os advogados da WO vão usar o e-mail como prova contra a Vale.

“Vamos botar para quebrar com a WO nesta medição. Queremos é o nosso pagamento senão vamos quebrar. Vamos arrepiar na próxima reunião de planejamento. Conto contigo chegado porque minhas economias tão no limite. Não podemos jogar fora tudo que já arrecadamos com os outros, com o nosso salário não da nem pra pegar ônibus”, diz Paolo escrevendo também vários palavrões.

Sinceramente, eu não acredito que a direção da Vale tenha conhecimento ou compactue com este tipo de coisa. O e-mail foi passado por uma fonte da WO na multinacional, indignada com o fato da mineradora ter quebrado a empresa.

No e-mail Paolo faz referências aos gerentes WO, Rogério Belfort e Alessandro Lima; a Raul Rolim (gerente de área da Vale); Neto (gerente-geral da Vale), Vicente (engenheiro da Vale); Júnior (ex-funcionário da Vale que iria trabalhar na WO em Açailândia); e Rodrigo Coji (gerente de contratos da Vale em Marabá-PA). Leia:

“Paolo Coelho/Sls/Vale
20/09/2010 17:29
Para:luciano.monte@concremat.com.br
cc Assunto: Medição WO

Luciano,

Vamos botar para quebrar com a WO nesta medição, não pode passar de 30% do que eles te mandarem, vamos cortar tudo de novo e não precisa perder tempo levantando nada. Esses caras tem que entender que não precisamos da presença de diretorzinho em nossas obras enchendo o nosso saco. Queremos é o nosso pagamento senão vamos quebrar. Olha aí mais essa de primeira mão, até os fornecedores parceiros os sacanas do Rogerio e Alessandro tão baixando tudo quanto é preço e desse jeito não vai sobrar nem a nossa comissão. Nunca tinha visto empresa de trecho não querer bancar putaria da fiscalização, e olha que é pro bem deles, isso é muita sacanagem. Ano que vem ter que ser tudo diferente, a gente já tem que negociar na assinatura da OS. Esses caras tem que sair correndo daqui de Marabá e não podemos passar de outubro, já foram 4 meses e até agora nada, imagina que esse fdp do Rogério disse que estagiou na ferrovia, mas pelo jeito não aprendeu como funciona as coisas. Já fechei com o nosso pessoal e acerta aí com os teus chapas. Rogério não pode mais voltar aqui, ele é um pentelho e tá atrapalhando nosso esquema. Enquanto esse fdp se reclamava para o Raul estava tudo em casa, agora esse porra já tá se reclamando com o Neto. Vamos queimar esse diretor fdp lá para os nossos gerentes em São Luís e ainda arrebentamos com o bando de vagabundos de suprimentos mostrando que foi uma contratação de merda que eles fizeram. O Vicente disse que tem uma outra empresa lá de São Luis engatilhada e já está nos pacotes. Acho que essa vai dá jogo, os caras são acostumados e sabem como agradar.
Estou preocupado com o Junior, já fiquei sabendo que ele vai fechar com a WO lá em Açailândia. E se ele entregar a gente? Vou pedir para o Coji não deixar ele entrar lá. Pode dar merda feia.
Vamos arrepiar na próxima reunião de planejamento. Conto contigo chegado porque minhas economias tão no limite. Não podemos jogar fora tudo que já arrecadamos com os outros, com o nosso salário não da nem pra pegar ônibus. Seria castigo demais para a gente começar do zero. Pra piorar a vida deles, manda o Chiquinho embora e nós ainda aplicamos multa por falta de engenheiro. Se eles reclamarem tu sugeri ao Rogerio ir para o campo, não é ele que vive dizendo que gosta de trabalho e que morre de amor pela WO? E aí meu irmão a gente passa por cima dele. Eu quero ver até aonde vai o peito desse fdp e se ele ainda vai bater de frente contigo, Vicente e o Coji, dizendo que isso e aquilo outro não está no contrato e está juridicamente errado, contratada metida a honesta que vá para casa do caralho e que não atrapalhe a nossa vida.

Att,
……………………………………………………………………………………………………..
Paolo Coelho

VALE – DILN – GEGIG – GAIOG
Gerência de Implantação de Obras na Ferrovia
Pátio Ferroviário de Marabá, Distrito Industrial 68508 970 Marabá PA Brasil
T. 55 (94) 3312-4430 F. 55 (94) 3312-4304 C. 55 (94) 9158-7958.”

Os comentários não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

89 comentários para “Em e-mail, funcionário da Vale sugere cobrança de propina de empresas contratadas pela mineradora”


  1. ANTONIO

    Caro Decio, as coisas tão começando a ser esclarecidas! agora a WO bota pra f.. esse fdp PAOLO E O BANDO DE LADRÃO QUE ELE COMANDA, dai ele vaer como funciona deritinho o esquema dele na JUUUSTIÇA! peeeeeeeeeeega pooooorra PEEEEEEEEEEEERDEU!

  2. ANTONIO

    Vamos arrepiar na próxima reunião de planejamento. Conto contigo chegado porque minhas economias tão no limite. Não podemos jogar fora tudo que já arrecadamos com os outros, com o nosso salário não da nem pra pegar ônibus. E AGOOORA PAUOCO LEBRE, TUAS ECONOMIAS TEM SER BOA MESMO PRA TI LIVRAR DA CADEIA!!! PERDEU MALANDRO.

  3. Marcio Fortes

    Décio,

    Apura as relações da VALE com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado num passado bem recente e te prepara para descobrir que a VALE nunca pagou uma multa, e tinha profissional trabalhando nas duas casas.
    Apura essa.

  4. Artemis

    INVESTIGUE ACONTECEU AGORA A TARDE:

    PRENDERAM POR ARQUITETAR O ASSASSINATO DO EX PREFEITO E EX MARIDO RIBAMAR FILHO, A ERIDAN DIAS COSTA, SUA EX MULHER….TÁ UM ALVOROÇO SÓ NA CIDADE DE DOM PEDRO….PREDERAM-NA EM SANTO ANTONIO DOS LOPES QUANDO VOLTAVA DO VELORIO DO AVO EM DOM PEDRO, O DELATOR FOI NETO MODESTINO, QUEM LIGOU PARA A POLICIA INFORMANDO QUE ERUDAN ESTAVA NUM QUARTO ENQUANBTO SEU AVO ESTAVA SENDO VELADO, ELA CHEGOU DE MADRUGADA…..INFORME-SE!

    Deixe um comentário:

  5. Marcos

    Isso é uma sacanagem muito grande feita com a W.O Engenharia, ta tudo explicado.Era muito estranho uma empresa de 20 anos quebrar assim do nada e logo a W.O uma empresa conceituada no maranhão, pará e no brasil. Agora esse Paolo, Vicente, Rodrigo Coji e os demais da … tem que ter feito uma economia muito boa pra livrar todos eles da cadeia como fala o Antonio.E falta de profissionalismo, q falta de ética, eles tem que ter é o certificado cassado isso sim.Duvido se a VALE do Rio Doce sabe desse tipo de formação de …

  6. Ricardo

    Comandante Paolo eu não te disse que a vale ia meter o pé na tua bunda,ja já tu bota o rabo entre as pernas é uma questão de tempo,aguarda.

  7. Sharrany la Pheiferr

    XEEENTI, Q BABADO. TA PARECENDO AS TRAVA NA BUATCHY BRIGANDO PRA ROER UM OÇO. TEMÇO, REALMENTY MOOOITO TENÇO.

    NEM MEISSSMO O ´AI QUE BATISTA´ O BOFE MAIS RYCO DO BRASYLL FARIA IÇO PRA FESHAR UM NEGOCYO. MAIS AKY NO MARANHAUM TOODO POOTI, NEAANNH.

    TO XOCADA. EÇE PAOLO NAAUM VALE UM RABO DE RATO MUUUORTA. PAASSADA. HAHAHAHA.

    A LOOKA.

  8. google

    FDP desse tem que comer capim!!! vai morrer pobre essa desgraça!

  9. Igor

    A Vale não vale nada!!!!!

  10. lindo

    Vcs tem que saber da parte do transporte q a vale exige gps e localizadores, mais adivinha um dos beneficiarios da empresa q coloca a aparelhagem…. Bota quente decio

  11. ASDRUBAL COLLINS

    http://www.justicanostrilhos.org

  12. Moralidade

    Prezado Décio, diante de todos esses fatos que estão acontecendo, quero aqui através do seu blog relatar um fato que chamou atenção ao divulgar os cargos nos gabinetes dos nossos Dep. Estaduais, o que chama atenção é observar que um homem como o Dep. Estadual Tatá Milhomem que é
    sério e que tem compromisso com o povo do Maranhão, nomeia em seu quadro de pessoal um dos maiores clonadores de cartões de crédito do Brasil, Franciscodas Chagas Rogério Jacome da Costa ( PITBUL), é demais, que exemplo para nossa assembleia.

  13. Ronaldo Almeida

    Sou Engenheiro Civil com 30 anos de experiencia como Engenheiro e Diretor de grandes empresas de Construçao Pesada ( OAS e ANDRADE GUTIERREZ) e Empresario da Construcao Civil.
    Nunca tinha lido seu Blog.
    Nesses 30 anos pensei que ja tinha visto tudo, mais nunca,nunca vi algo parecido com o conjunto de reportagens sobre o caso VALE x quebradeira de Empresas Maranhenses e Paraenses.
    Isso é caso de Policia !
    Confirmando a autenticidade do email a VALE tem a obrigaçao de tomar serissimas providencias administrativas, funcionais e policiais contra seus funcionarios e empresas fiscalizadoras de seus contratos envolvidos e citados acima.
    É assustador, para nao dizer tragico.
    Se fosse num Estado de Direito serio, com instituiçoes publicas (principalmente o Ministerio Publico Estadual e do Trabalho pois envolve a demissao de MILHARES de pessoas) e profissionais (CREA, SINDUSCON,etc…) serias, o que nao é o caso do Estado do Maranhao pois sao entidades dirigidas por individuos piores que o Sr PAOLO.
    Quanto a VALE se fosse uma empresa seria, e toda sociedade brasileira sabe que nao é, bastaria fazer um levantamento do estado quo da obra comparando com seu estado inicial, pois pelo que entendi, o volume de terra (corte e aterro) é o principal item contratual, e isso é facilimo de levantar, basta ter boa vontade e a Topografia inicial.
    Agora, se a VALE tiver essa disposicao, o que sinceramente acho muito dificil, que faça logo, intervindo na obra e principalmente, afastando seus funcionarios e empresas fiscalizadoras da obra antes que a documentaçao pertinente “desapareça”.
    Quanto a WO, Waldir e Osmar, nao se preocupem pois a Justiça seja dos homens ou divina, tardam mais nao falham, e pessoas serias e trabalhadoras como voces nao ficam na rua da amrgura, pois nao merecem e nao devem ser comparados a individuos como os citados na reportagem acima.

  14. ANTONIO CARLOS

    É COMPLICADO MAS GENTE HONESTA TÁ DIFÍCIL NO MUNDO.
    HÁ QUANTO AO PAOLO: PERDEU LADRÃO…

  15. Rey Teacher

    Parabéns Décio pela matéria. Só lembrando que isso não existe só na VALE, mas em outras grandes empresas também acontecem…. Fica de Olho na Alumar, Itaqui, EMAP… será que não tem esquema? E no governo, será que tem?????

  16. Fabio

    Um absurdo e a corrupção muito bem mostrada.
    É o famoso ciclo da corrupção entre engenheiros, empreiteiras e o dinheiro da Vale. Isso parece velho e camuflado. Com certeza a WO quebrou uma rotina com esses ladrões e agora é preciso mostrar em publico como se opera numa empresa como essa.

    Que vergonha VALE. Cadeia para esse miserável!

  17. feliz

    Décio,no poder publico tém corrupções porquê ñ na privada…que beleza.tdo mundo tirando uma casquinha.

  18. Driel

    O que é isso gente? A Vale precisa tomar uma providência.

  19. Gorete

    A Vale não pode ser totalmente responsabilizada pela ilegalidade praticada por esse tal de Paolo. Ele sim deve ser demitido e preso, pois manipulou contratos e cometeu crimes fiscais que resultaram em inúmeras famílias desamparadas, com a quebra das empresas e as respectivas demissões em massa.
    Por fim, espero que Justiça seja feita e que ele enfrente processos criminais

  20. Buriticupuense

    aff….. uma p… dessas só acontece mesmo é no incra, comandado por aquele incopetente do benedito terceiro.

  21. JOHN DOE

    A VALE tem que demitir por justa causa HOJE estes .. Paulo Coelho, Rodrigo Coji, Vicente, Castelo e todos os envolvidos.
    Digo mais, se o diretor da área sabia tem que ser demitido também. A VALE tem a obrigação moral de fazer uma limpeza nesta corja que para sustentar sua vaidade e futilidade de carrões e outros gastos jogaram na desgraça várias empresas e milhares de pais de família.
    Décio, envie estas reportagens para a FOLHA, VEJA, ESTADAO, O GLOBO, etc, isto não pode ficar impune.

  22. Rubem Pescoçinho

    Decio, tem mais pano pra manga e é caso de policia federal

    E ainda tem uma outra bomba pra vc bombar nos acessos, éo seguinte: Esta mesma obra da qual se tem toda esta discussão sobre o caso das empresas que quebraram, foi denunciada tb pela falta de liceciamento ambiental, isso em 2007 e que se arrasta até hoje, na época foram demitidos, Mucio Paz, analista ambiental, Darcilius Marcos, Engº Segurança do Trabalho, Gianne Pantuza, coordenador de segurança do trabalho e meio ambiente, e alguns outros pivôs da contrata Ductor. Logo depois, houve um para acertar bonito, pq o ministerio publico estadual, com o federal entraram na briga e os diretores da Ductor, dois italianos, Alberto gasco e Biagio pararam o processo e multa de crime ambiental não foi paga até o momento, por isso que estou falando ísso é caso de policia, a PF tem que investigar mais essa, tem muito mais podre pra descobrir.

  23. Elias

    Já prestei serviços para a VALE, tanto quanto para gerenciadoras, como para contratadas e fico muito decepcionado com toda essa história,pois a filosofia da empresa(VALE) , sempre foi de estabelecer uma relação comercial injusta, principalmente com as empresas médias e pequenas, que não tem grandes influências na alta cúpula, para poder recorrer à troca de favores.É incrível como existe uma grande diferença quando o contrato se dá com as grandes, porque elas tem um poder de barganha muito grande (lobby político).Eu via como eram diferentes as reuniões entre a VALE e a Odebretch e as outras reuniões envolvendo empresas menores, 1º a Odebrecht não aceitava as imposições da VALE porque ela tinha forças por trás dos panos para brigar pelos seus interesses. 2º Como é uma empresa de ponta com muito recursos ela não sente tanto os cortes nas suas medições(se é que existe), porque ela banca a obra e depois vai buscar o dinheiro mesmo sendo de forma não convencional. 3º A VALE não pode descartar a parceria com a Odebrecht, já que ela é uma das poucas empresas no Brasil, apta para construções pesadas e caras.Mas a VALE não imaginava que esse imbróglio envolvendo a W O Engenharia, tomaria tamanha proporção. E agora a situação não está nada nada confortável, com comprovações de comportamento ilícito e tão vil de pessoas que fazem parte da tão grandiosa VALE que quando vestem aquela camisa se transformam em arrogantes e acreditam serem superiores( é lógico que isso não é generalizado pois existem sim pessoas honestas e de bom senso, que não se deixam envaidecer com pouca coisa

  24. Flor de Liz

    Caro jornalista,
    Confirmada a veracidade da mensagem do Sr. Paolo Coelho, estamos diante da mais contudente prova quantos aos ilícitos, extorsões e rapinagens que acontecem nas grandes obras de engenharia públicas e privados brasileiras e, especialmente, maranhenses. Na mensagem não há estratégias secretas ou intenções escondidas. Tudo é formulado, dito, repetido às claras. Isto demonstra a total confiança na impunidade: o medo do crime não existe mais. Só resta então esperar que o Ministério Público, Assembléia Legiaslativa, a OAB e os movimentos sociais, a exemplo do Justiça nos Trilhos, façam alguma coisa no sentido de mostrar os desmandos da VALE na região da Amazônia.
    Atenciosamente.

  25. Rubem Pescoçinho

    Não seria o caso e o momento ideal para a Presidenta Dilma tomar a frente e retomar o processo de repatriação da Vale?? Já pensou numa enquete sobre esse tema Décio??

  26. Rubem Pescoçinho

    Quando a PF entrar nas investigações, qual será o tema do inquerito ou da operação?? segundo o criativo inventor da PF em temas sugeridos em suas operações.

    opções abaixo

    Trem fantasma,
    Trem da alegria ou Justiça nos Trilhos

  27. Olimpio Biondo

    Olá Décio,
    Fico muito feliz em saber que existe pessoas com imparcialidade dos fatos.
    Sou empresário e possuo uma empresa prestadora de serviços que atende a Vale a mais de 11 anos com a maior lisura possível sendo isto uma obrigação.
    Em abril/2009 assinamos um contrato com a Vale no valor de R$ 69 milhões de reais para inicio em outubro/2009.
    Investimos mais de R$ 4 milhões de reais para iniciarmos o contrato, quando da nossa surpresa os responsáveis pelo contrato suspenderam a mobilização, alegando incapacidade financeira e também negligência à segurança do trabalho.
    Nossa empresa estava bem estruturada e com um caixa acima de R$ 500mil reais para manter o inicio da mobilização sem nenhuma dívida no mercado financeiro; ainda tínhamos 600 empregados sem nenhum acidente com perda de tempo a mais de 4 anos.
    Após várias tentativas, efetuamos diversas denúncias à inteligência da Vale onde havia diversas irregularidades e para a nossa surpresa suspenderam o nosso cadastro e dispararam diversas multas nos demais contratos que possuímos sem aceitarem nenhuma conversa a respeito do ocorrido que por muitas vezes nosso erro foi causado por descumprimento da Vale. Assim tivemos que entrar na justiça para tentar receber a multa, que é nossa de direito.
    Antes ainda de entrarmos na justiça, realizamos diversas reuniões com analistas, gerentes, gerentes gerais e enviamos diversos email’s a diretores executivos da Vale, solicitando um acordo onde apresentaríamos os nossos gastos documentados, sem nenhuma cobrança de perdas e danos, mas esbarramos na arrogância dos mesmos e nem resposta obtivemos.
    Ainda tive que ouvir de certas pessoas da Vale que eu não conhecia a história da Vale e que nós tinhamos o direito mas não tínhamos a moral. Então expliquei a ele que o meu avô foi o primeiro motorista da Vale, meu pai morreu dentro da Vale por negligência da mesma (provado em juízo) e eu havia trabalhado 20 anos na mineradora e que se juntassem todos os anos de trabalho das pessoas que estavam na mesa não daria a metade da minha história com a Vale.
    DESTA FORMA ENTRAMOS NA JUSTIÇA EM MINAS GERAIS, POIS ENTENDEMOS QUE A MESMA PODE TENTAR MANIPULAR NOSSO PROCESSO NO RIO DE JANEIRO.
    DIGA AO NOSSO AMIGO DEPUTADO NETO EVANGELISTA QUE SE FOR NECESSÁRIO ELE PODE ME CONVOCAR PARA QUE EU DÊ O MEU RELATO E TUDO COM TODAS AS PROVAS POSSÍVEIS.
    Processo para consulta: 0317.10.011.600-1

  28. Antonio Lima

    Décio,

    Parabéns, parabéns, parabéns Grande Décio!
    É de Jornalista com esse perfil que o Maranhão tanto necessita.

    Parabéns!

    Antonio Lima

  29. LEIDE CARVALHO

    Caro Décio, concordo com o leitor Elias, a maioria das pessoas que conheço que trabalham na Vale, depois que vestem aquela camisa verde ficam arrogantes demais, na faculdade onde estudo muitos colegas estagiam na Vale e estão insuportáveis, metidos, se achando. Gostaria de saber o que acontece nessa empresa onde pessoas acham que podem tudo? Pena que logo a mídia e a sociedade esquecerá os desmandos da Vale e nada será feito para ressarci as empresas e pessoas lesadas neste caso de corrupção, é uma pena também que os responsáveis vão continuar em liberdade para prejudicar mais pessoas, empresas sérias e o poder público nada fará para cobrar a responsabilidade da Vale e de seus funcionários.

  30. CARLOS

    Autoridades pulblicas, deveriam tomar conhecimento disso o mais rapido possível. E agir conforme a JUSTIÇA permite.

  31. FAVIO

    É muito simples, a VALE quer quebrar todas as empresas maranhenses só para poderem trazer empresas de fora que são diretamente ligadas a ela e poderem receber a sua parte.
    Semana passada saio no jornal O ESTADO DO MARANHÃO que a vale vai receber dobrado, o que recebeu o ano passado, só para fazer obras em todo o maranhão.

  32. Elder Dias

    Waldir e Osmar, vou dar um conselho a voces, nao procurem apoio no SINDUSCON (Motta),Crea (Portelada), Ministerio Publico (Fatima Travassos), Ministerio Publico do Trabalho (?), Governo do Estado ( VALE FESTEJAR !!!!!!!!!) pois sao todos comprometidos com a VALE.

  33. Elder Dias

    Agora o conselho vai para voce DECIO.
    Devido a importancia e seriedade da sua reportagem, esse assunto tem que ser divulgado pelo Pais afora e quiça no Exterior onde a VALE atua e voce vai constatar o fio da meada que voce puxou.
    Às empresas Maranhenses e Paraenses com certeza vao se juntar as Mineiras, Capixabas, Paulistas, Paranaenses, Baianas…no mesmo problema com a VALE.
    Ai sim voce vai ter uma visao completa das lamentaveis atitudes da VALE Brasil afora.
    É caso de POLICIA !!!!!!!!!!!

  34. ARNALDO

    O RAUL ROLIM É O CHEFE DA QUADRILHA É POLICA FEDERAL NELES – CRIME DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA E PROPINAGEM

  35. HOLANDBARRAL

    Decio,

    A tirania é generalizada, é certo que nem todos os contratos sejam assistidos por “Paolos” e seus subornos criminosos, mas a falta de parceria associada aos processos burros internos e ao excesso de profissionais medíocres, viciados em e-mails auto-promocionais, maltratam as pequenas e médias contratadas. O lema é cortar medição, todos da VALE parecem possuir esta meta pessoal; um bom exemplo é o IDF que atribui pontuações vincunlado-as à descontos nas medições, caso haja algum acidente, mesmo que sem perca de tempo, impacta no IDF acarretando em multa. A tirania é bruta!

  36. Ramalho

    Ha muito ocorrem esses trambiques na Poderosa VALE, e os chefetes (como são tratados discriminatoriamente os executivos da VALE que atuam no nordeste, pelos seus pares que laboram no Rio de Janeiro, sede da Cia) tem amplo conhecimento. Para comprovar, inspirada no extinto SNI a mineradora criou uma área de investigações para a análise dos contratos fraudulentos, contudo, atua mais na arapongagem da vida pessoal dos empregados. Enquanto prestador de serviços para a VALE em 2008, também sofrí com as repactuações de contrato que quase me levam à falência, assim como minha empresa foi vítima de investigações descabidas por parte da contratante, onde fui obrigado a mostrar toda minha documentação aos arrogantes senhores Alessandro e Carlos Ricarte, analista e gerente respectivamente da VALE que trabalham com investigação. Senhores diretores dessa companhia, essa é a hora de ajustar todos os contratos no Maranhão e Pará e permitir que as empresas de pequeno e médio porte possam continuar gerando empregos e contribuir positivamente para a arrecadação dos Municípios e do Estado.

  37. Olimpio Biondo

    Olá Décio,
    Fico muito feliz em saber que existem pessoas com imparcialidade dos fatos.
    Sou empresário e possuo uma empresa prestadora de serviços que atende a Vale a mais de 11 anos com a maior lisura possível, tendo isto uma obrigação.
    Em abril/2009 assinamos um contrato com a Vale no valor de R$ 69 milhões de reais para inicio em outubro/2009.
    Investimos mais de R$ 4 milhões de reais para iniciarmos o contrato, quando da nossa surpresa os responsáveis pelo contrato suspenderam a mobilização, alegando incapacidade financeira e também negligência à segurança do trabalho.
    Nossa empresa estava bem estruturada e com um caixa acima de R$ 500mil reais para manter o inicio da mobilização sem nenhuma dívida no mercado financeiro; ainda tínhamos 600 empregados sem nenhum acidente com perda de tempo a mais de 4 anos.
    Após várias tentativas, efetuamos diversas denúncias à inteligência da Vale onde havia diversas irregularidades e para a nossa surpresa suspenderam o nosso cadastro e tivemos que entrar na justiça para tentar receber a multa, que é nossa de direito.
    Fizemos diversas reuniões com analistas, gerentes, gerentes gerais e enviamos diversos email’s a diretores executivos da Vale, solicitando um acordo onde apresentaríamos os nossos gastos documentados, sem nenhuma cobrança de perdas e danos, mas esbarramos na arrogância dos mesmos e nem resposta obtivemos.
    Ainda tive que ouvir de certas pessoas da Vale que eu não conhecia a história da Vale e que nós tinhamos o direito mas não tínhamos a moral. Então expliquei a ele que o meu avô foi o primeiro motorista da Vale, meu pai morreu dentro da Vale por negligência da mesma (provado em juízo) e eu havia trabalhado 20 anos na mineradora e que se juntassem todos os anos de trabalho das pessoas que estavam na mesa não daria a metade da minha história com a Vale.
    DESTA FORMA ENTRAMOS NA JUSTIÇA EM MINAS GERAIS, POIS ENTENDEMOS QUE A MESMA PODE TENTAR MANIPULAR NOSSO PROCESSO NO RIO DE JANEIRO.
    DIGA AO NOSSO AMIGO DEPUTADO NETO EVANGELISTA QUE SE PRECISAR IREI PESSOALMENTE DAR MEU TESTEMUNHO.
    Processo para consulta: 0317.10.011.600-1

    Sds,

    Olimpio C Biondo
    ENGECAF SERVIÇOS LTDA

  38. Fornecedor de Açailandia

    Nossaaaaaa, certo !!!
    Agora eu quero saber é quando eu vou receber o meu dinheiro, vendi muito para WO Engenharia e até hoje não vi um centavo, quem devo cobrar ? Como fica minha situação ?
    Ahhh Paolo, é vc que vai me pagar ? vc não pensou nisso né …

  39. ROBERTH COLLINS

    vejam a vale no brasil e no mundo

    http://www.justicanostrilhos.org

  40. LAIA

    Nada fica encoberto por muito tempoo! DEUS EH JUSTO, E ELE FAZ JUSTICA! precisamos so entender que é no tempo deleeee! VALE A PENA ANDAR DE ACORDO COM O RELOGIO DE DEUS! Precisamos entender que a angustia do tempo presente nao se compara com a VITORIA QUE ESTAR POR VIM.! da vergonha de entender que pessoas mal carater andam tomando conta de coisas tao serias em nosso estadooo! Bando de corruptos que precisam sofrer consequenciasss! Acho que nao precisa mais de nadaaa para provar a DECENCIA da WO! nunca Deus ia deixar essa injustica toda tomar rumooo contra a empresa que nao merecee! ESPERAMOS JUSTICAAAAAAAA!

  41. josemar

    ´Todo mundo sabe que corrupção é comum em todos os setores deste país. Mas burrice tem limite. Como é que alguém manda um e-mail desses para quem quer que seja, sabendo que pode ser usado contra ele mais adiante? Vocês acreditam mesmo que o tal Paolo é tão burro a ponto de assinar a própria sentença ou alguém entrou na caixa de correspondência dele?

  42. Saulo

    Esse Paolo além de ladrão é burro!!

  43. Kleber

    Que falta de Ética profissional desses gestores da VALE, isso é uma vergonha pra a empresa e para o Brasil.Esses bando de criminosos merecem é ser preso, como é que nao tem uma responsabilidade no seu trabalho prejudicando os empresarios do Brasil e os milhares de funcionarios.Imagine o tanto de pessoas que foram lesados por causa dessa formação de quadrilha dentro da VALE, desses garotos jovens imaturos que dizem fazer gestao na área da VALE.Isso é uma vergonha para o PAIS. Tem que ter demissão geral nesse grupo de criminosos, fazendo desencadeiar um clico financeiro dos estados do Brasil.Fazendo as empresas deixaram milhões de dividas.Décio gostei muito dessa matéria, se aprofunda mais no assunto, que o Brasil nao merece esse tipo de gente no meio da nossa sociedade.Bando de inúteis.

  44. ANTONIO

    Caro Decio, e pura verdade! porque sera que quando vestem o uniforme da vale as pessoas ficam arrogante? voçe quer ver vai na hora do aumoço em um restaurante catalana que tem lá no porto e sao tabem arrogante com eles mesmo nao si comprimentam, voçe ver na cara deles! nem mesmo se fossem donos precisava tanto.

  45. Ronaldo

    É bom ir com calma. Vale e Imprensa: Tudo haver! A companhia sempre compareceu no caixa das empresas de comunicação do Brasil e outros Países mundo afora. Não estou aqui para defender a Cia. muito menos seu modus operandi – sempre achei a Vale um enclave na região- usufruindo muito e deixando pouco. A mídia regional sempre acobertou as irregularidades que a Vale vem praticando na região. Agora com ajuda dessas “ empreiteiras” tenta dar visibilidade as irregularidades que a Vale vem praticando a tempo. É bom ficar alerta para saber o que está por trás dessas denuncias. Se for noticia, tudo bem, mas se “ esta plantando dificuldade para colher facilidade”, a história muda.

  46. Junior Mesquita

    Parabéns Décio pela matéria.E por isso que a vale nunca vai chegar aos pés da ALUMAR. Uma empresa como WO que valoriza muito sua mão de obra ñ pode ter um fim como esse. Ja trabalhei na área da vale na ferrovia ,esse pessoal da vale acham que tem o rei na barriga.Hoje a vale ta melhorando pois tá contratando grandes profissionais da alumar.

  47. Junior

    Decio,

    Tem mais, quando a Vale quebra uma empresa, os envolvidos no processo são automaticamento promovidos, senão vejamos. O Andre Andrade no início desta bagunça era supervisor e foi promovido para Gerente de Área. Já o Carlos Melo passou de Gerente de Área para Gerente Geral. Acredito que o Paolo deva ir para a vice-presidência da Vale muito em breve. “PARABENS PELO BOM DESEMPENHO”

  48. Cupim de Padaria

    Rapaz… Essa foi forte!
    Esse Paolo (dentre outros que certamente aparecerão) é um verme!!!
    Tomara que ele gaste todo dinheiro que roubou com advogados (manda o contato dos advogados de Alessandro Martins pra ele! hahaha)
    Gente, uma coisa dessas é inadmissível… Eu queria ser um mosquito pra ver a cara (de ferrado) desse Paolo ao ler essa reportagem!

    Bom, mas, em se tratando de Brasil, como diria o poeta, “nada humano me é extranho!”.

    Procura que deve ter mais coisas Décio.

  49. Rubem Pescoçinho

    Decio, faz uma enquete ou uma campanha nas redes sociais

  50. Marcio

    É verdade o que o Junior estar falando, quanto mais os funiconarios prejudicam as empresas, prejudicam a economia do Maranhao mais eles sao promovidos. Eles não tem comprometimento nenhum com o estado do Maranhao e Para, sao todos de fora. Esse Andre Andrade no pico da confusão ele foi promovido para gerente de área, esse outro Carlos Melo foi promovido para gerente geral, o adailton foi promovido para gerente de área e o outro foi promovido de supervisor para gestor. É um bando de manipuladores. Sociedade vamos expulsar esses marginais daqui de Sao luis, da nossa ilha querida do nosso estado que temos orgulho de ser daqui e Nao deixar esses mauricinhos usufruindo de nossa riqueza e saindo falando mal do nosso estado.

  51. Alexandra Gomes

    Parabéns Décio,

    Fui funcionária da WO em Marabá, Ducol e Tecnosolo; todas elas tiveram dificuldade na medição sempre ouvir falar nessa malandragem por parte da fiscalizadora mais ninguém tinha como prova, pode ter certeza os donos da Tecnosolo vão gosga desse notícia, primeiro quebreou a Tecnosolo logo depois quase arrebentou com Ducol e agora WO.
    Espero que haja JUSTIÇA.
    Por que esse TREM SO LEVA E NUNCA TRAZ.

  52. Alexandra Gomes

    Fui funcionária da WO, DUCOL E TECNOSOLO, primeiro TECNOSOLO, teve problemas na Medição que chegou ao ponto de sair devendo o Municipio intereiro, depois DUCOL quase quebrou a situação ficou dificil que chegou a demitir 50% dos seus funcionarios e WO que quebrou igual a TECNOSOLO por que não aceitou os esquema da DUPLA FISCALIZADORA X VALE, sempre ouvir falar nessa propinas.
    Bom hoje to FELIZ por descobriram esse esquema. Por que esse TREM SO LEVE E NUNCA TRAZ.

    Vai uma recado para os malandros.

    “TUDO NA VIDA PASSA, MENOS O COBRADOR E MOTORISTA”.

  53. R MORAES

    A falta de capacidade dos PAOLOS da vida levam a isso milhares de pais de familias desempregados.

  54. JOÃO DE SOUSA

    Toda essa situação que a Empresa WO vem passando deve seguir como exemplo o modelo de gestão que a VALE implantou ao longo dos anos de sua existência.

    Hoje ainda existe resquisos de Empresa ESTATAL, que AINDA temos que pagar propinas para recebernos o que é nosso de fato e de direito.

    O Estado e a Justiça devem tomar uma posição seria em relação a todas essas denuncias gravissimas.

    É ridiculo a postura da maioria dos funcionários da VALE quanto se trata de fornecedores da mesma,

    A VALE deve rever seu pensamento de querer ser a maior mineradora do mundo, no BRASIL temos leis não estamos na CHINA que não existe SALÁRIOS e Leis que disciplinem as EMPRESAS que escravizam os seus funcionários e fornecedores.

    Fico na Torcida pela WO pois trata-se de uma Empresa SÉRIA e com mais de 20 Anos de Existência e nunca deixou de honrar seus compromissos com seus funcionários, fornecedores e com o FISCO.

    Convém RESSALTAR que o caso da WO não é único.

    Sra. Governadora Roseana Sarney, tome uma atitude em relação a esses atos de ROUBALHEIRAS contras as EMPRESAS MARANHENSES que empregam pessoas e pagam seus impostos com muito sacrificio.

    ASSINADO.

    EMPRESÁRIO INDIGNADO E QUE NÃO FAZ QUESTÃO DE VENDER PARA A EMPRESA PARA VALE.

  55. Engº Civil

    Espero que tanto o Waldir como o Osmar que são pessoas sérias são vitoriosos diante de tal situação. Pessoas como eles não merecem passar pelo que estão passando.

  56. Albuquerque

    É DÉCIO

    ESSE PESSOAL TODO SÃO OS PARES DO ROGER AGUINELLI ELE NÃO MUITO DIFERENTE DESSA CORJA AÍ NÃO. EQUECERAM DA NEGOCITA PRA COMPRA DA VALE LEMBRAM O NOME DO CARA QUE COMPROU?
    NÃO NÉ VAMOS GARIMPAR GENTE HONESTA DENTRO DA VALE ACHO QUE SÓ SE ACHA NA RAIA MIÚDA.
    TUDO ÍSSO É A FILOSOFÍA DESSA EMPRESA PREDADORA QUE QUER EXPLORAR E DESTRUIR TUDO, ESSA É A PRÁTICA DESSES CRÁPOLAS E EXECUTÍVOS NEFÁSTOS E AGORA SEUS LARÁPIOS A CASA COMEÇOU A CAIR VAMOS VÊ SE ESSA DIRETORIA QUE NÃO É MUITO DEFERENTE TOMA ALGUMA ATITUDI

  57. Timbu

    Perdeu Playboy…

  58. JUNIOR

    Pessoal é tudo verdade sim. Em Parauapebas a VALE foi obrigada a pagar esta semana R$ 1.750,000,00 para a empresa MAQUIPESA outra empreiteira prejudicada pela VALE.

  59. CREDOR DA WO

    ENTROU AGUA !!!
    AGORA EU QUERO VER COMO A VALE VAI SE EXPLICAR SOBRE ISSO, ESSE NEGOCIO DE FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO NÃO DA CERTO, NEGOCIO TEM QUE SER BOM PROS DOIS LADOS, E NÃO SOMENTE PRA VALE.

  60. MUSTAFÁ

    Waldir e Osmar, vou dar um conselho a voces, nao procurem apoio no SINDUSCON (Motta),Crea (Portelada), Ministerio Publico (Fatima Travassos), Ministerio Publico do Trabalho (?), Governo do Estado ( VALE FESTEJAR !!!!!!!!!) pois sao todos comprometidos com a VALE.

    Já FALEI… Mídia.. GLOBO.. REVISTA VEJA…
    Vou procurar aqui alguns en dereços do senado essas coisinhas maiores…ou até mesmo sie chineses para informar esta situação!

    Quandos e mexe com o bolso (clientes)…. ficam loucos!

  61. Martins

    Caro Décio

    Voçê já procurou saber da situação da Empresa de Construção civil do maranhão-Covap, que anda com suas pernas atadas com essas ultimas noticias sobre a vale….Paga ou nao Paga?

  62. Martins

    E a Covap?

  63. Leia

    Ola e a segurança patrimonial o DAMIAO vcs sabe qto ele ganhou da Empresa Atlantico para tirar o norsergel e colocou so seu peixes para nadar com ele……

  64. engenheiro

    AGORA SIM !

    A banda podre da VALE, em Marabá, está com os dias contados. Vale lembrar que a gerenciadora desse contarto, CONCREMAT ENGENHARIA, está envolvida nesse esquema de propina, pois sua postura nas fiscalização não tinham fundamentos técnicos e as obras eram paralizadas por motivos banais e os funcionários da VALE sozinhos não teriam condições de armar esse golpe. Agora, osdiretores da VALE, os sérios, devem tomar providências energicas contra essa quadrlha que ocaisionol a demissão de CENTENAS de pais de família, acabando com os contatos dessa gerenciadora e demitindo os funcionários mortos de fome, que geraram essa situação.

    Ei tu quer propina.

    “dô não, quero não, posso não,
    não vou dar propina não”

    fui funcionário da WO nesse contarto e fui atingido diretamente, agora a justiça de Deus dará o que els merecem.

    um abraço à todos os funcionários da WO.
    Edivalson júnior

  65. carlos saboia

    Décio tem um cara que faz parte do pacote .nome:Marcelo nazareno que e da vale e muito amigo do paolo

  66. carlos saboia

    Décio faz um levantamento sobre um empregado vale conhecido pelo nome marcelo nazareno e ele junto com o paolo se levantar vai ter muita merda

  67. wwwpt

    Olha a VALE é assim mesmo.
    Ela gosta de gestores que maltratem os outros.
    Tem tal de GUSTAVO PIGATE aqui no ES que é supervisor que jinga os funcionários maltrata principalmente os contratados e ele é bom Para a VALE.
    O Nome dele já foi varias vezes para o sindifer e nada aconteceu. Sabe porque ?A Vale gosta de funcionários que perseguem os outros, ele marca as pessoas e os outros supervisores da área que não concordam com El, ficam marcados também.
    Sabe como ele conseguiu isso?
    Ele o Gustavo pigate da festinhas geias de prostitutas para gerentes e gerentes gerais da vale.
    Assim ele consegue subir. Ele deu uma festinha dessas uma vês com os GA EDER CAMPAGNARIO, SIDNEI,que hoje é GGERAL,entre outros em sua casa.
    E isso ai isso é VALE.

  68. Operação Olhos Vivos

    Este tipo de coisa tbm acontece em MG,descobrimos um rombo com a Salies Gamas de Itabira e nada foi feito com a mesma.contratos foram repassados para ela em troca de propina e com comprovações veridicas,foi passado para a direção da Vale e nada foi feito,depositos para gerentes,carros de presente,aptos,casas,lotes,tem muita coisa rolando e muita gente da vale envolvida.

  69. Operação Olhos Vivos

    Caro Décio,existe coisas parecidas sim,descobrimos um rombo da empreiteria Salies Gamas de Itabira,carros,aptos,casas,lotes e muito dinheiro na mesa de gerentes da Vale e do pessoal de suprimentos.O mal que a vale foi informada com evidencias e nada foi feitoa até então.Pedimos urgencia no caso,

    Tks,

  70. Congonhas

    é infelizmente cai nessa,entrei comendo tudo que tinha direito da empresa como vale,quando ia ficar rico puxaram meu tapete,tambem a salies nao pede para esperar,tem diretor comercial fazendo jogada com suprimentos e espulsando as empresas do E.S de minas,mas tudo esta esclarecendo,tarda mas não falta viu seu marco linhares

  71. Itabira

    o cara de congonhas que relata ai e o ex gestor que foi mandado embora da fabrica,acontece com quase todos os gestor da sai desgrama

  72. Jomar

    é procede,o comentario anterior faz sentido,o problema é quando a propina é feita pelo director comercial,a coisa muda de figura,ele deve ser exemplo,como os responsaveis da vale vão interpletar o fato,diretor pode ser punido ? veremos !

    É Décio parabens !

  73. Leitão

    Décio,a coisa ta feia.veja como acontece a negociaçaoo entre diretoria e suprimentos da vali,a salies de itabira mg ta nadando de braçada porém esta molhando os compradores da vale,tambem os diretores ta tudo rico,uma coisa compensa a outra

    De:
    Data: 19 de maio de 2011 17:18
    Assunto: Re: RES: RES: Aditivo Contrato 1348723
    Para: Comercial Sales Gama
    Cc: Newton – Sales Gama , Reginaldo

    Marcos,

    Quanto as alterações sugeridas, não são adeguadas para o atendimento para o Pico, uma vez que são muitas horas disponiveis para manutenção dos equipamentos.

    O que está descrito em contrato atualmente e o que deve ser cumprido pela contratada a não ser que aquele valor seja depositado conforme acordamos.Esta na hora da Sales Gama contribuir mais com a gente.

    · TODOS os equipamentos deverão ter Disponibilidade Física (DF) igual ou superior a 85%. DF’s inferiores sujeitarão a CONTRATADA às penalidades, conforme quadro abaixo:

    - Disponibilidade inferior a 70,99% – Pagamento do valor fixo proporcional.
    - Disponibilidade de 71,00 a 75,99% – Multa de 7,5% sobre o faturamento do equipamento do mês (Custo fixo).
    - Disponibilidade de 76,00 a 80,99% – Multa de 4,5% sobre o faturamento do equipamento do mês (Custo fixo).
    - Disponibilidade de 81,00 a 84,99% – Multa de 1,5% sobre o faturamento do equipamento do mês (Custo fixo).

    OBS. proposto: em uma mês de 21 dias uteis, com a sugestão ficariamos em manutenção 50,4 horas parados para manutenção até a volta das atividades atividades.

    Hoje: em um mês de 21 dias uteis tem para a manutenção da contratada 25,2 horas disponiveis para a manutenção, por equipamentos.

    Podemos retirar a faixa de 1,5, porem se ficar abaixo de 80% e penalizada em 4,5%, com margem de 33,6 horas de manutenção, 4 dias sem equipamento.

    HC-HM 168-33,6 = 80% 21 dias, 8 horas tarabalhada =168h
    HC 168

    Quanto a retroativo do reajuste estamos considerando dez/09 a mar/11.

    No aguardo de um breve retorno,pense, se contribuir com os valores combinados fica mais fácil para Sales.A assinatura do TAC esta condicionada ao deposito dos valores combinados.

    Atenciosamente,

    Tatiana Cruz

    “Comercial Sales Gama”
    09/05/2011 06:45
    Para
    cc “‘Reginaldo’” , “‘Newton – Sales Gama’”
    Assunto RES: RES: Aditivo Contrato 1348723

    Tatiana,

    Aceitamos as condições apresentadas desde que:

    1. O índice informado seja retroativo a dezembro/2010.
    2. O item Disponibilidade Física tenha a seguinte redação:

    · TODOS os equipamentos deverão ter Disponibilidade Física (DF) igual ou superior a 70%. DF’s inferiores sujeitarão a CONTRATADA às penalidades, conforme quadro abaixo:

    - Disponibilidade inferior a 55,99% – Pagamento do valor fixo proporcional
    - Disponibilidade de 56,00 a 60,99% – Multa de 7,5% sobre o faturamento do equipamento do mês (Custo fixo)
    - Disponibilidade de 61,00 a 65,99% – Multa de 4,5% sobre o faturamento do equipamento do mês (Custo fixo)
    - Disponibilidade de 66,00 a 69,99% – Multa de 1,5% sobre o faturamento do equipamento do mês (Custo fixo).

    Atenciosamente,

    Marcos Vinícius Ferreira Linhares
    (31) 3839-0900 / 9963-6156
    http://www.salesgama.com.br

    De: tatiana.cruz@vale.com [mailto:tatiana.cruz@vale.com]
    Enviada em: domingo, 8 de maio de 2011 12:18
    Para: Comercial Sales Gama
    Assunto: Re: RES: Aditivo Contrato 1348723
    Prioridade: Alta

    Marcos,

    conforme conversado anteriormente, o prazo do aditivo que precisamos é realmente o de 180 dias, não temos como aditar apenas por três meses.

    Abaixo, segue a formula paramétrica da categotia.

    Na planilha de custo o caminhão TOCO e a Retro estão sendo considerados na linha 11 e 12 do Boletim – TAC 2.

    No aguardo do seu retorno o mais rápido possível.

    Atenciosamente,

    Tatiana Cruz
    VALE
    Centro de Serviços Compartilhados / Shared Services Department
    Suprimentos / Procurement

  74. Gilberto

    caro decio,veja esta circulando,diretor paga propina para analista que divide com os outros,estamos investigando.

    ———- Mensagem encaminhada ———-
    De: Cláudio Horta
    Data: 18 de abril de 2011 14:56
    Assunto: Depósito
    Para: Marcos – Sales Gama

    Marquinho,

    Estarei indo passear com a família, por favor não esqueça de enviar o depósito para ser entregue aos demais, pois fareiamanhã.

    Abaixo a conta:

    BANCO SANTANDER

    AG:3980

    C.C: 010003223

    CPF: 874391586-87

    Abraços

    Cláudio Horta

  75. cacau

    fui

  76. claudio horta

    em itabira a coisa ta correndo e ainda tem coragem de chamar o sócio de ladrao faz aqui paga aqui bem feito.a vale vai tomar as providencias ai quero ver o que sobra desta turma

    ———- Mensagem encaminhada ———-
    De: Cláudio Horta
    Data: 13 de abril de 2011 14:01
    Assunto: Re: RES: Contrato Itabira
    Para: Marcos Sales Gama

    Marquinho,

    Apenas para lembrar do pag. dia 20 referente a tabela.

    A turma esta aguardando.

    Abraços

    Enviado via iPhone

    Em 13/04/2011, às 13:37, “Marcos Sales Gama” escreveu:

    ok

    De: Cláudio Horta [mailto:claudio@netservice.com]
    Enviada em: quarta-feira, 13 de abril de 2011 09:53
    Para: ‘Marcos – Sales Gama’
    Assunto: Contrato Itabira

    Marquinho,

    Verifiquei a compradora tem até o dia 25/04 para negociar o processo portanto deve estar ocorrendo uma conversa nos próximos dias, portanto não esqueça de me informar.

    Abraços

    Cláudio Horta

  77. gilmar

    e rolinho segura esta aí sua peteca vai cair quem mandou pegar por fora.nao colocou a conservel colocou a salies explica isto ai para o pessoal da capa preta,bay

  78. dede

    ai ai ai a coisa ta preta vamo s ver o que vai restar

  79. Welington

    Bom dia a todos

    Venho humildemente através desse e-mail para pedir uma ajuda , sei que não me conhece , mas acredito que minha história pode tocar em seu coração. Meu nome é Welington Lourenço da Silva , 40 anos ,casado , pai de 02 filhos menores. Estou desempregado já algum tempo , minha última colocação foi como Analista Financeiro. Sempre fui um profissional responsável e eficiente nas minhas obrigações profissionais. O Mercado de trabalho tem se mostrado preconceituoso com pessoas que estão chegando aos 40 anos , profissionais como eu que tem muita experiência acaba ficando sem opção de trabalhar na sua área. Por isso peço com toda humildade, que se algum de vcs for empresários , comerciantes ou pessoas que possa indicar meu currículos para uma vaga de trabalho serei grato por toda minha vida , tenho 2 filhos para criar e educar e minhas reservas financeira já acabaram e minha dispensa de alimentos também , minhas contas básicas como água , luz, telefone entre outras já estão vencidas a mais de 30 dias. Que Deus ilumine o caminho de todos e que lhe seja acrescentado Paz , Saúde e Prosperidade a todos. Um forte abraço de um simples cidadão que busca seu lugar ao sol.
    Se Puder encaminhar esse e-mail para seus contatos também ajuda.
    Atenciosamente
    Welington L. Silva
    11-9760-5581 (vivo)

  80. JB

    Caramba,em Itabira tem um tal de Carlos Miana o Mial,que ta sugando a salies gamas.o contrato foi repassado na tora por suprimentos e estao sem bala para tocar,o emprestismo ta comendo na alta.nossa mãe vale é tudo.OOOOOOOOOOOÖ dilma assume o caso aí

  81. carol

    vejam esta ventilando

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “alexandre.moco@vale.com” ; “rodrigo.silva@vale.com” ; “marcos.meneghim@vale.com”
    Enviadas: Quinta-feira, 14 de Julho de 2011 18:51
    Assunto: Enc: Enc: Fwd: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: Carlos Alberto
    Cc: “vania.somavilla@vale.com” ; “murilo.ferreira@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “ana.leocadio@vale.com” ; “marco.aurelio.amaral@vale.com” ; “gilberto.ramalho@vale.com”
    Enviadas: Quarta-feira, 13 de Julho de 2011 22:57
    Assunto: Re: Enc: Fwd: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento

    cara esta de parabéns,descoberta e tanto,mas acreditamos que tudo esta se resolvendo.acreditamos na Vale e em seus governates.

    De: Carlos Alberto
    Para: Geraldo Pinto
    Cc: vania.somavilla@vale.com; murilo.ferreira@vale.com; jose.flavio.gouveia@vale.com; ana.leocadio@vale.com; marco.aurelio.amaral@vale.com; gilberto.ramalho@vale.com
    Enviadas: Quarta-feira, 13 de Julho de 2011 22:18
    Assunto: Re: Enc: Fwd: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento

    Gera,estou copiando a todos presidente,diretores,gerente e analista de contratos,atualmente o quadro esta deficiente,os equipamentos com DF abaixo do permitido e outras não conformidades em aberto,a empreiteira saiu da DIPE pelo fato de desvio de verbas,em auditoria confirmamos que a mesma trocava notas fiscais particulares para o gestor e outros fornecedores entre gestão e aumentava nas faturas dos serviços com a CIA,evidenciamos o fato,demitimos nosso gestor e o pessoal de suprimentos abafou o caso,sabemos porque,hoje este tipo de ocorrência é comum inclusive no governo,o fato é que resgistramos, e caso e caso a diretoria não faça algo ao menos procurar descobrir este rombo na vale no contrato 525879 entre as partes.Esta na hora dos nossos diretores,inclusive presidente fazer algo a favor de nós usuários,vamos manter os fiscais atentos.O contrato foi aditivado e pode sofrer alterações nas medições conforme nos enviado,o e-mail abaixo mostra que a analista de compras esta trabalhando a favor da empreiteira e agora é só esprerar.O custo do mal atendimento hoje nas áreas hoje é de R$ 80.000,00 conforme abaixo,o restante será depositado após assinatura nossa.Agora imaginem depois desta descoberta e após a assinatura do aditivo até 22/11/2011 o fato tomar repercussão na impressa,cara é só esperar.

    Tks,
    Operação Olhos Vivos. — Em dom, 10/7/11, Geraldo Pinto escreveu:

    De: Geraldo Pinto
    Assunto: Enc: Fwd: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento
    Para: “cacaualberto41@yahoo.com.br”
    Data: Domingo, 10 de Julho de 2011, 20:29

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “vania.somavilla@vale.com” ; “murilo.ferreira@vale.com” ; “ana.leocadio@vale.com” ; “andre.matias@vale.com”
    Enviadas: Domingo, 10 de Julho de 2011 20:23
    Assunto: Enc: Fwd: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento

    Conversa gravada entre analista Vale e fornecedor de Itabira MG.Temos que acabar com este tipo de fraude na Vale.

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Marcos – Diretoria
    Para: claudio@netservice.com.br
    Enviadas: Quinta-feira, 14 de Abril de 2011 20:57
    Assunto: Fwd: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento

    Cacau, a Tatiane esta querendo um valor de R$ 200.000,00 para ajeitar o contrato para gente,ve se negocia com ela este valor,esta acima do ofertado.Já adiantamos R$ 80.000,00 para ela distribuir com a turma,mais os 3% de sua comissão ficaria apertado para fecharmos.Liga para ela e me retorne.

    Atenciosamente, Marcos Vinícius Ferreira Linhares
    (31) 3839-0900 / 9963-6156
    http://www.salesgama.com.br
    ———- Mensagem encaminhada ———- De: Comercial Sales Gama Data: 7 de abril de 2011 13:39 Assunto: RES: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento Para: tatiana.cruz@vale.com
    Prezada Tatiana,

    Estamos postando os anexos com as devidas correções no portal Quadrem.
    Abaixo (em vermelho) nossas respostas aos questionamentos.

    Conforme relatamos em 03/03/11, os erros nas planilhas de QQP’s ainda persistem para os 3 complexos:
    1) Nas linhas dos Caminhões a Vácuo e Hidrojato, ela está multiplicando 0,5 pela metade das horas para calcular o valor total do custo variável, com isso, ao invés de dividir o custo em 2 está dividindo o custo em 4. Dividir por 2 seria correto pois ela está considerando a outra metade na planilha de 2% de ISS.
    2) Na planilha QQP do complexo Vargem Grande. A parte de 2% de ISS, as horas de cada equipamento não estão corretas.

    Atenciosamente,

    Marcos Vinícius Ferreira Linhares
    (31) 3839-0900 / 9963-6156
    http://www.salesgama.com.br

    De: tatiana.cruz@vale.com [mailto:tatiana.cruz@vale.com]
    Enviada em: quarta-feira, 6 de abril de 2011 17:25
    Para: Comercial Sales Gama
    Assunto: SDC 1070246 – LIMPEZA INDUSTRIAL DIFL – Alinhamento

    Prezados,

    Conforme call realizado, seguem em anexo planilhas de custos com os pontos discutidos para revisão hachurados em vermelho:

    Planilha de Vargem Grande:

    01- Preencher veículo de apoio na aba equipamentos e custos fixos – Veic de apoio
    Preenchido conforme solicitado.

    02- Preencher celular no campo Celular na aba equipamentos e custos fixos

    Preenchido conforme solicitado.

    03- Considerar Seguro Garantia
    Preenchido conforme solicitado.

    04 – Considerar Computador de Bordo

    Preenchido conforme solicitado.

    05- Verificar na aba Encargos, os valores apresentados no grupo B e C

    Para esses valores de Encargos sociais consideramos as seguintes premissas:

    Grupo B:
    1) Férias Normais 4,17% (0,0417 = 1/12*0,5 à 50% do pessoal terá férias normais a cada 12 meses)
    2) Abono Pecuniário de Férias – 1/3 1,39% (0,0139 = 4,17/3)
    4) Encargos paternidade 0,60% (0,0060 = (30%*5)/(21*12) à 30% do pessoal terá 5 dias de licença paternidade a cada ano trabalhado – 252 dias)
    6) Aviso Prévio Trabalhado 0,14% (0,0014 = 5%*7/(21*12) à 5% do pessoal que trabalha fora da área da VALE trabalhará no aviso prévio
    7) Horas Intínere 10,27% (0,01027 = ((21*1,5)/184)*0,6 à 60% do pessoal tem 1,5 horas intíneres por dia

    Grupo C
    3) Aviso Prévio Indenizado 11,31% (0,01131 = 95%*30/(21*12) à 95% do pessoal terá o aviso prévio indenizado, considerando permanência média de 12 meses.
    4) FGTS sobre Aviso Prévio Indenizado 0,90% (0,0090 = 11,31%*8%)
    5) Cumulativos A X C 6,54% (Incidência dos encargos do Grupo A sobre os encargos indenizados do Grupo C)

    06 – Na aba Piso Salarial e EPIs desconsiderar mochila como EPI.
    A mochila para esse tipo de serviço é essencial devido a quantidade de EPIs que cada funcionário utilizará. Esse item foi retirado da planilha de EPI e foi incluso no custo indireto.

    07 – NA aba Quadro Funcional verificar os valores apresentados nos Adicionais (Insalubridade/Periculosidade e Noturno

    As funções que tem incidência de insalubridade e periculosidade constam em nossa planilha de DISTR CF e já foram contemplados nos salários dos profissionais. Não temos incidência de adicional noturno por se tratar de regime administrativo de trabalho.

    08 – Verificar o dimensionamento do Auxiliar de Serviços Gerais Reserva a quantidade apresentada.
    Consideramos 5% do efetivo total de Auxiliares de Serviços Gerais para cobertura de possíveis ausências. Como temos 234 auxiliares, precisaremos de 12 auxiliares reservas para todo o serviço. Distribuímos esses 12 auxiliares reservas de acordo com a quantidade de auxiliares de cada complexo.

    Planilha de Itabiritos:

    01- Preencher veículo de apoio na aba equipamentos e custos fixos – Veic de apoio
    Preenchido conforme solicitado.

    02- Preencher celular no campo Celular na aba equipamentos e custos fixos

    Preenchido conforme solicitado.

    03- Considerar Seguro Garantia
    Preenchido conforme solicitado.

    04 – Considerar Computador de Bordo

    Preenchido conforme solicitado.

    05- Verificar na aba Encargos, os valores apresentados no grupo B e C

    Para esses valores de Encargos sociais consideramos as seguintes premissas:

    Grupo B:
    1) Férias Normais 4,17% (0,0417 = 1/12*0,5 à 50% do pessoal terá férias normais a cada 12 meses)
    2) Abono Pecuniário de Férias – 1/3 1,39% (0,0139 = 4,17/3)
    4) Encargos paternidade 0,60% (0,0060 = (30%*5)/(21*12) à 30% do pessoal terá 5 dias de licença paternidade a cada ano trabalhado – 252 dias)
    6) Aviso Prévio Trabalhado 0,14% (0,0014 = 5%*7/(21*12) à 5% do pessoal que trabalha fora da área da VALE trabalhará no aviso prévio
    7) Horas Intínere 10,27% (0,01027 = ((21*1,5)/184)*0,6 à 60% do pessoal tem 1,5 horas intíneres por dia

    Grupo C
    3) Aviso Prévio Indenizado 11,31% (0,01131 = 95%*30/(21*12) à 95% do pessoal terá o aviso prévio indenizado, considerando permanência média de 12 meses.
    4) FGTS sobre Aviso Prévio Indenizado 0,90% (0,0090 = 11,31%*8%)
    5) Cumulativos A X C 6,54% (Incidência dos encargos do Grupo A sobre os encargos indenizados do Grupo C)

    06 – Na aba Piso Salarial e EPIs desconsiderar mochila como EPI.
    A mochila para esse tipo de serviço é essencial devido a quantidade de EPIs que cada funcionário utilizará. Esse item foi retirado da planilha de EPI e foi incluso no custo indireto.

    07 – NA aba Quadro Funcional verificar os valores apresentados nos Adicionais (Insalubridade/Periculosidade e Noturno

    As funções que tem incidência de insalubridade e periculosidade constam em nossa planilha de DISTR CF e já foram contemplados nos salários dos profissionais. Não temos incidência de adicional noturno por se tratar de regime administrativo de trabalho.

    08 – Verificar o dimensionamento do Auxiliar de Serviços Gerais Reserva a quantidade apresentada.

    Consideramos 5% do efetivo total de Auxiliares de Serviços Gerais para cobertura de possíveis ausências. Como temos 234 auxiliares, precisaremos de 12 auxiliares reservas para todo o serviço. Distribuímos esses 12 auxiliares reservas de acordo com a quantidade de auxiliares de cada complexo.

    Planilha de Paraopebas:

    01- Preencher veículo de apoio na aba equipamentos e custos fixos – Veic de apoio
    Preenchido conforme solicitado.

    02- Preencher celular no campo Celular na aba equipamentos e custos fixos

    Preenchido conforme solicitado.

    03- Considerar Seguro Garantia
    Preenchido conforme solicitado.

    04 – Considerar Computador de Bordo

    Preenchido conforme solicitado.

    05- Verificar na aba Encargos, os valores apresentados no grupo B e C

    Para esses valores de Encargos sociais consideramos as seguintes premissas:

    Grupo B:
    1) Férias Normais 4,17% (0,0417 = 1/12*0,5 à 50% do pessoal terá férias normais a cada 12 meses)
    2) Abono Pecuniário de Férias – 1/3 1,39% (0,0139 = 4,17/3)
    4) Encargos paternidade 0,60% (0,0060 = (30%*5)/(21*12) à 30% do pessoal terá 5 dias de licença paternidade a cada ano trabalhado – 252 dias)
    6) Aviso Prévio Trabalhado 0,14% (0,0014 = 5%*7/(21*12) à 5% do pessoal que trabalha fora da área da VALE trabalhará no aviso prévio
    7) Horas Intínere 10,27% (0,01027 = ((21*1,5)/184)*0,6 à 60% do pessoal tem 1,5 horas intíneres por dia

    Grupo C
    3) Aviso Prévio Indenizado 11,31% (0,01131 = 95%*30/(21*12) à 95% do pessoal terá o aviso prévio indenizado, considerando permanência média de 12 meses.
    4) FGTS sobre Aviso Prévio Indenizado 0,90% (0,0090 = 11,31%*8%)
    5) Cumulativos A X C 6,54% (Incidência dos encargos do Grupo A sobre os encargos indenizados do Grupo C)

    06 – Na aba Piso Salarial e EPIs desconsiderar mochila como EPI.
    A mochila para esse tipo de serviço é essencial devido a quantidade de EPIs que cada funcionário utilizará. Esse item foi retirado da planilha de EPI e foi incluso no custo indireto.

    07 – NA aba Quadro Funcional verificar os valores apresentados nos Adicionais (Insalubridade/Periculosidade e Noturno

    As funções que tem incidência de insalubridade e periculosidade constam em nossa planilha de DISTR CF e já foram contemplados nos salários dos profissionais. Não temos incidência de adicional noturno por se tratar de regime administrativo de trabalho.

    08 – Verificar o dimensionamento do Auxiliar de Serviços Gerais Reserva a quantidade apresentada.

    Consideramos 5% do efetivo total de Auxiliares de Serviços Gerais para cobertura de possíveis ausências. Como temos 234 auxiliares, precisaremos de 12 auxiliares reservas para todo o serviço. Distribuímos esses 12 auxiliares reservas de acordo com a quantidade de auxiliares de cada complexo.

    O prazo de envio das propostas revisadas é até dia 07/04 às 14 horas, via SDC.Favor fazer o depósito com a comissão combinada para dividirmos com os outros analistas. Atenciosamente,

    Tatiana Cruz
    VALE
    Centro de Serviços Compartilhados / Shared Services Department
    Suprimentos / Procurement

    tel.: 55 21 3485 5350 – Carrier (823)
    tatiana.cruz@vale.com

  82. carol

    operação olhos vivos conduzida pela Disi/vale descobre rombo feito por empresa de itabira nas unidades fábrica e vargem grande.

    diretoria da empreiteira recebia notas frias emitidas de empresa de gestor e superfaturava em cima de contratos.a audit apurou o caso levou para gerencia de suprimentos rio,gerente de suprimentos abafa o caso do conselho administrativo pelo fato de envolvimento em outras operações da empresa.Informações previlégiadas eram repassadas para diretor comercial e antes do lançamento no portal quadrem empreiteira manipulava prosposta comercial para vencer concorrentes.A operaçào Olhos Vivos esta conduzindo as investigações nos contratos da DIFL onde supostamente existe fraude de acordo com evidencias.Analista recebe propina para beneficiar empreiteira.

    Tks,

    Operação Olhos Vivos-Disi/Vale

    jose.flavio.gouveia@vale.com escreveu:
    Assunto: Enc: grave
    Para: “cacaualberto41@yahoo.com.br” , “marcos.pedrosa@vale.com” , “rodrigo.silva@vale.com” , “alexandre.moco@vale.com” , “vania.somavilla@vale.com” , “eugenio.esposito@vale.com”
    Cc: “marco.aurelio.amaral@vale.com” , “jose.flavio.gouveia@vale.com” , “jose.rolim@vale.com” , “ana.leocadio@vale.com”
    Data: Domingo, 21 de Agosto de 2011, 7:05

    contratação fantasma de equipamentos eram a jogada para levantar dinheiro em contrato da vale

    525879 mais de R$ 9.000.000,00 levandados e até os dias de hoje não foi encerrado por falta de evidencias
    em fabrica e vargem grande a salies gamas e seus diretores supostamente emitia notas de prestaçào de serviços mesmo sem ter prestado e dividia o dinheiro com gestor.A audit descobriu e levou para cima.marcelo rios abafou o caso pois o atual contrato de prestaçào de serviços na vizinha mina dom pico foi repassado por suprimentos em troca de algumas particularidades,hoje é praticamente a mesma ,de 10 equipamentos mobilizados no pico regiao, 02 trabalham e a maioria ganha parado sem se quer funcionar e do lado de fora da cia.atravessamos um periodo de mudanças na vale.todo mundo vê tudo e ninguem faz nada,porém todos levam.

    souza

    http://www.google.com

    pesquisa:propina salies gamas de Itabira e rombo da WO engenharia

  83. carol

    a fumaça da preta,vai quebrar

  84. duque

    Para: “vania.somavilla@vale.com” ; “murilo.ferreira@vale.com” ; “rafael.albagli@vale.com”
    Cc: “ricardo.porto@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “mauricio.max@vale.com”
    Enviadas: Quinta-feira, 6 de Outubro de 2011 5:12
    Assunto: Enc: Depósito

    Empregado vale repassa informações previlegiadas para empreiteira,cartel descoberto com divisão de propina entre analistas,empreiteira quebra código de conduta de fornecedores com a vale.Pedimos ações e providências.

    TKS,
    OP OLHOS VIVOS/DISI

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “cacaualberto41@yahoo.com.br”
    Enviadas: Sábado, 6 de Agosto de 2011 6:35
    Assunto: Depósito

    cacau veja o que recebemos da op. Olhos Vivos,alinhar aos demais.

    Tks,

    ———- Mensagem encaminhada ———-
    De: Cláudio Horta
    Data: 03 Junho de 2011 14:56
    Assunto: Depósito pagamento da Planilha
    Para: Marcos – Sales Gama

    Marquinho,

    Estarei indo passear com a família, por favor não esqueça de enviar o depósito para ser entregue aos demais, pois fareiamanhã.O pessoal do Rio comentaram das parcelas em atraso,me liga.

    Abaixo a conta:

    BANCO SANTANDER
    AG:3980
    C.C: 010003223
    CPF: 874391586-87

    Abraços

    Cláudio Horta

  85. duque

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Carlos Alberto
    Para: “vania.somavilla@vale.com” ; “murilo.ferreira@vale.com” ; “rafael.albagli@vale.com”
    Cc: “ricardo.porto@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “mauricio.max@vale.com”
    Enviadas: Quinta-feira, 6 de Outubro de 2011 5:12
    Assunto: Enc: Depósito

    Empregado vale repassa informações previlegiadas para empreiteira,cartel descoberto com divisão de propina entre analistas,empreiteira quebra código de conduta de fornecedores com a vale.Pedimos ações e providências.

    TKS,
    OP OLHOS VIVOS/DISI

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “cacaualberto41@yahoo.com.br”
    Enviadas: Sábado, 6 de Agosto de 2011 6:35
    Assunto: Depósito

    cacau veja o que recebemos da op. Olhos Vivos,alinhar aos demais.

    Tks,

    ———- Mensagem encaminhada ———-
    De: Cláudio Horta
    Data: 03 Junho de 2011 14:56
    Assunto: Depósito pagamento da Planilha
    Para: Marcos – Sales Gama

    Marquinho,

    Estarei indo passear com a família, por favor não esqueça de enviar o depósito para ser entregue aos demais, pois fareiamanhã.O pessoal do Rio comentaram das parcelas em atraso,me liga.

    Abaixo a conta:

    BANCO SANTANDER
    AG:3980
    C.C: 010003223
    CPF: 874391586-87

    Abraços

    Cláudio Horta

  86. Bruno Ribeiro

    Os Gerentes de área da VALE, nao gostam de profissionais competentes e honestos. Preferem os que são ‘chegados’ à maracutaia, esquema e roubo! Conheço todos esses imbecis que foram citados no email… E agora Paolo? Acho que vc e toda a galera, vão ser demitidos antes de tentar colocar a Odebrecht na parede, pra bancar as ‘putarias’ e caprichos de vcs. A casa um dia cai meu brother… CAIU!

  87. Paolo lebre

    Senhores,
    O Paolo coelho ja vinha subtraindo coisas desde a outra unidade da vale onde ele trabalhava “FERRO GUSA” empresa que foi fechada pela vale que teve um desvio de 25 milhoes de reais, esse saffado , juntos com os gerentes Borges e Paulo tesch deixaram esse rombo, a saida dele da ferro gusafoi extratergica , e vjam so o que aconteceu ? mais roubo e mais roubo.
    PAOLO SAFADO!!! MOSTRA A TUA CARA AGORA!!!!

  88. Jose Toalha

    esse carecones ganha pouco e fica colocando essas merdas na nett! vai procurar oq fazer seu careca fofoqueiro

  89. carine

    olha chegou para mim,

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Carlos Alberto
    Para: Geraldo Pinto ; “mauricio.max@vale.com” ; “vania.somavilla@vale.com” ; “alexandre.moco@vale.com” ; “ricardo.porto@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “adilson.paula@vale.com” ; “vera.araujo@vale.com” ; “claudio.braga@vale.com” ; “rodrigo.chaves@vale.com”
    Cc: “blogdodecio@gmail.com” ; “ricardo.porto@vale.com” ; “alexandre.moco@vale.com”
    Enviadas: Terça-feira, 20 de Março de 2012 7:53
    Assunto: Re: Fwd: Serviços

    TOEZA,RUFOLLO,LONCANTY,BELA VISTA e SALISGAMAS sao investigadas pelo tribunal de contas da união,superfaturamento em contratos,esquema descoberto pela operação olhos vivos,representante repassava planilhas para diretor comercial,Vale cancela RC de limpeza mecanizada,cartel iria beneficiar consorcio e esquema de propina.

    Brv,TKS
    Op Olhos Vivos/Disi/Vale

    De: Geraldo Pinto
    Para: Carlos Alberto ; “mauricio.max@vale.com” ; “vania.somavilla@vale.com” ; “alexandre.moco@vale.com” ; “ricardo.porto@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “adilson.paula@vale.com” ; “vera.araujo@vale.com” ; “claudio.braga@vale.com” ; “rodrigo.chaves@vale.com”
    Cc: “blogdodecio@gmail.com”
    Enviadas: Segunda-feira, 19 de Março de 2012 21:04
    Assunto: Re: Fwd: Serviços

    denuncias chegam ao Fantastico,empresa quebra codico de etica da vale e entra em esquema de propina,a vale investiga ações da empreiteira em MG RJ e ES

    Tks,

    De: Carlos Alberto
    Para: “mauricio.max@vale.com” ; “vania.somavilla@vale.com” ; “alexandre.moco@vale.com” ; “ricardo.porto@vale.com”
    Cc: “blogdodecio@gmail.com” ; “geraldopinto42@yahoo.com.br”
    Enviadas: Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012 13:19
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    esquema do csc da vale e empreiteira saliesgamas de itabira era o carro chefe para corrupções na vale.a empreiteira dava propina para analista da vale em troca de contratos,esquema descoberto pela disi,o csc era usado para manipular portal quadrem,a empresa também tem esquemas de propina no rio e espirito santo,no rio esta burlando laudos tecnicos para cobrar da vale o repasse de valores mentirosos alegando má qualidade do combusstivel fornecido pela vale em, frota da empreiteira, no esprito santo o contrato foi comprado de marcelo ruios em troca de propina, o pessoal da vale sabe dissso poré abafa o caso por ter participaÇào de pessoas de grande gabarito no quadro da vale,fiscais da vale tem participação nas medições liberadas.tks,

    Alinhar.

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “leonardo.santanna@vale.com”
    Cc: “ricardo.neves@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “ana.leocadio@vale.com” ; “blogdodecio@gmail.com”
    Enviadas: Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2011 21:58
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    Pc ! quebra de norma de licitação

    aditivo fora dos padroes vale,beneficiamento contratual,
    tks,apurar

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “luiz.carlos.rodrigues@vale.com” ; “luis.prada@vale.com” ; “alan.sousa@vale.com” ; “hermogenes.martins@vale.com” ; “eduardo.calderon@vale.com” ; “eugenio.esposito@vale.com” ; “mary.dias@vale.com” ; “braulio.salgado@vale.com” ; “diogo.magalhaes@vale.com” ; “lauro.silva@vale.com” ; “L-liberacao_pico@vale.com” ; “c0045161@vale.com” ; “c0052076@vale.com” ; “c0183566@vale.com” ; “c0196238@vale.com” ; “fernando.quintao@vale.om”
    Enviadas: Terça-feira, 29 de Novembro de 2011 23:20
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    pc !

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Carlos Alberto
    Para: Geraldo Pinto ; “marcos.meneglin@vale.com” ; “gleidson.rocha@vale.com” ; “blogdodecio@gmail.com” ; “ana.leocadio@vale.com” ; “adilson.paula@vale.com” ; “roney.reis@vale.com” ; “otniel.bernardo@vale.com”
    Cc: “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “ricardo.porto@vale.com” ; “nilo.filho@vale.com” ; “vania.somavilla@vale.com” ; “murilo.ferreira@vale.com”
    Enviadas: Terça-feira, 29 de Novembro de 2011 21:44
    Assunto: Re: Fwd: Serviços

    hoje nossa analista relatou aqui em fabrica que estamos ja confeccionando mais um tac de um ano com empreiteira,temos que chamar a policia federal para gerir o contrato,equipamentos fora de escopo,no pico nada funciona,em TFA e CMT a mao de obra não tem condições para garantir a qualidade,pagamos por ouro e recebemos lata como mercadoria.agora por questões comerciais e gerenciais temos que aguentar de tudo,queremos saber quem vai segurar a barra quando o processo tomar outro rumo,os empregados acessam ás áreas com exames vencidos,gente de um lugar entra em outro sem est apto na unidade,sem epis,sem treinamentos ou parte deles,inventamos rac para que ? e sistema informatizado para liberações,podem contar a mão de obra na área,pagamos como se todo efetivo cotado estivesse em área,ninguém fiscaliza,ninguém toma ação,também recebem por fora,faz`sentido.Sabemos de pessoas copiadas que estão repassando informações confidencias das investigações para os investigados.gente o pior que a classe trabalhadora esta sendo prejudicada com isto,parte dos valores repactuados não estão sendo repassados para os mesmos.covardia !agora olha a pouca vergonha,empregado de confiança da vale tem meta em repassar informações comerciais para empreiteira ganhar contrato de forma ilegal de outras concorrentes,meta para roubar !
    kd o codico de etica da vale ? eo dos fornecedores ? existe ? onde só se for na casa do agnelli !copiamos um membro da cipa,caso aconteça alguma fatalidade fica fácil de justificar.

    sou um empregado vale e não tenho orgulho de ser vale !

    direção assuma o caso !

    Tks,
    Op Olhos Vivos

    De: Geraldo Pinto
    Para: “marcos.meneglin@vale.com” ; “gleidson.rocha@vale.com” ; “cacaualberto41@yahoo.com.br” ; “blogdodecio@gmail.com” ; “ana.leocadio@vale.com”
    Enviadas: Terça-feira, 29 de Novembro de 2011 7:15
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    empregado vale e descoberto em esquema de propina com empreiteira de itabira,esquema era repasse de orçamento e previlégio comercial antes de lançamento em portal quadrem.direcionamento e descomprimento de contratos,direção vale não faz nada por motivos de envolvimento de peixe grande no esquema.sociedade da empresa é abalada com fato,risco de falencia emitente,vale assume responsabilidade por atos da empreiteira,aditivos repactuados para beneficiar a direção,limpeza mecanizada na difl mantem fluxo de caixa da empresa,vale paga além do proposto,paga equipamentos parados e fora do escopo,serviços sem qualidade,ocorrencias de acidentes de trabalho são omitidos,envolvimento de gestores envolvidos no esquema,medições são liberadas sem critérios de avaliação.fraude e corrupção é o carro chefe do esquema.

    tks,
    O P OLhos Vivis Disi.

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “c0045161@vale.com” ; “c0052076@vale.com” ; “c0183566@vale.com” ; “c0196238@vale.com” ; “gilberto.ramalho@vale.com” ; “bruno.meira@vale.com” ; “ricardo.porto@vale.com” ; “paulo.joca@vale.com” ; “mauricio.max@vale.com”
    Enviadas: Terça-feira, 29 de Novembro de 2011 7:04
    Assunto: Re: Fwd: Serviços

    esquema descoberto de repasse de planilhas com orçamentos vale para empreiteira.caso da repercusão na gerencia de suprimentos,analistas envolvidos com direção de empresa,varios contratos foram repassados de forma não ética.favorecimento e desvio de verbas contratuais era carro chefe do grupo.foerte esquema na diretoria de pelotização,orçamento repassado e contrato ganho.

    http://www.google.com.br propina saliesgamas de itabira

    detalhes descobertos pela op olhos vivos da disi/vale

    De: Geraldo Pinto
    Para: “c0045161@vale.com” ; “c0052076@vale.com” ; “c0183566@vale.com” ; “c0196238@vale.com”
    Enviadas: Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011 15:15
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    Pts atentos,

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “ana.leocadio@vale.com” ; “daniel.saldanha@vale.com”
    Enviadas: Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011 15:12
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    Pc !

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Geraldo Pinto
    Para: “marcos.pedrosa@vale.com” ; “claudio.braga@vale.com”
    Enviadas: Quarta-feira, 23 de Novembro de 2011 15:11
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    pc !

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Carlos Alberto
    Para: Geraldo Pinto ; “rafael.albagli@vale.com” ; “carolina.araujo@vale.com” ; “ricardo.porto@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com” ; “gilberto.ramalho@vale.com” ; “nilo.filho@vale.com”
    Cc: “vania.somavilla@vale.com” ; “blogdodecio@gmail.com” ; “blogvale@hotmail.com” ; “mauricio.max@vale.com” ; “marcos.meneglin@vale.com”
    Enviadas: Segunda-feira, 21 de Novembro de 2011 10:08
    Assunto: Re: Fwd: Serviços

    Olha pessoal, a VAle é uma empresa que trabalha de uma forma sustentavel e ética,sinceramente tenho vergonha do que estar acontecendo,mas uma forma de resolvermos o fato seia simplesmente sermos éticos,temos um códico de ética que inclusive todos os nossos fornecedores assinaram um termo de responsabilidade com a gente,o fato é fato,aplicar normas da Cia.

    Tks,
    Op Olhos Vivos/Disi/VALE

    De: Geraldo Pinto
    Para: “rafael.albagli@vale.com” ; “carolina.araujo@vale.com” ; “ricardo.porto@vale.com” ; “jose.flavio.gouveia@vale.com”
    Cc: “vania.somavilla@vale.com” ; “blogdodecio@gmail.com” ; “blogvale@hotmail.com” ; “cacaualberto41@yahoo.com.br” ; “mauricio.max@vale.com” ; “marcos.meneglin@vale.com”
    Enviadas: Sábado, 19 de Novembro de 2011 17:40
    Assunto: Enc: Fwd: Serviços

    olha acontratada que esta prestando serviços da dipe em ES e MG na DIFL,esta na hora de cair do cavalo !

    —– Mensagem encaminhada —–
    De: Marcos Diretoria
    Para: geraldopinto42@yahoo.com.br
    Enviadas: Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011 19:37
    Assunto: Fwd: Serviços

    ———- Mensagem encaminhada ———-
    De: Cláudio Horta
    Data: 18 de janeiro de 2011 23:21
    Assunto: ENC: Serviços
    Para: Marcos – Sales Gama

    Marquinho,

    Em anexo a planilha que lhe falei da pequena obra em Brucutu.

    Veja bem: o cavalo passou vce montou portanto temos que seguir adiante, trate de por preço para ganhar, consolidar a parceria que vem coisa boa daqui alguns dias.

    Meta minha esse ano para SG são 20.000 em contratos, abraços

    De: Cláudio Horta
    Enviada em: terça-feira, 18 de janeiro de 2011 23:20
    Para: Cláudio Horta
    Assunto: Serviços

deixe seu comentário