Facebook anuncia novas ferramentas

De O Globo:

Rio - O Facebook anunciou uma ampla reformulação em sua plataforma nesta quinta-feira durante a conferência anual para desenvolvedores F8, em São Francisco, nos Estados Unidos. As novidades vão desde a visualização dos perfis à aplicativos de compartilhamento de conteúdo como música, vídeo e programas de TV.

Durante conferência, Mark Zuckerberg mostra novo perfil do Facebook

Elas devem aparecer nas páginas dos mais de 800 milhões usuários – novo número revelado pela rede social – nas próximas semanas, informou o site. Até o aplicativo para smartphones vai mudar, com design bem similar ao novo site.

Uma das principais novidades é um novo formato de perfil, que “funciona como uma timeline da sua vida”, explicou o fundador e diretor-executivo Mark Zuckerberg, durante conferência de abertura do evento.

A ideia do novo perfil é apresentar em ordem cronológica os momentos mais importantes da vida do usuário por meio do conteúdo postado por ele, uma linha do tempo interativa e viva.

A página foi criada para cobrir toda a rotina do internauta, desde os tempos pré-Facebook (como a infância de um usuário na casa dos 30 anos, por exemplo). Zuckerberg mostrou o seu próprio perfil, já com o novo visual, e recebeu palmas da platéia presente.

- Você pode contar toda a história de sua vida em uma única página – disse Zuckerberg. – As pessoas passam o dia alimentando as redes com conteúdo sobre elas, mas geralmente toda essa informação se perde. Isso é um problema, mas nós achamos que temos a solução.

Os perfis dos usuários serão atualizados ao longo das próximas semanas, disse Zuckerberg.

Novo Facebook, de novo

O projeto ‘Timeline’, que envolve as alterações de perfis que estão sendo divulgadas há semanas, muda todo o visual do Facebook.

No topo, um banner editável, com foto escolhida pela usuário, que chama mais atenção do a imagem de perfil como conhecemos hoje. Zuckerberg usou uma foto de seu cachorro de estimação, para dar um exemplo simples e divertido de como ficarão os novos perfis.

As fotos na timeline serão bem maiores do que vemos hoje e os aplicativos terão todos um novo formato. Quadrados e losangos, como a tela de um site ou blog, deverão mostrar atualizações de lugares (check-in), aplicações, vídeos, álbum de fotos e posts.

Em tamanho grande, as publicações ganham também formato mais horizontal, com linhas elegantes, e ficam cheias de recursos.
 
Zuckerberg disse que, com as atualizações de privacidade e agora de layout, o usuário terá controle total sobre tudo que aparece em sua timeline.

Ainda segundo o site, todos os desenvolvedores terão acesso a uma versão ‘beta’ do “Timeline” para configurar seu aplicativo para o novo formato de visualização.  Leia mais aqui

Os comentários não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

Sem comentário para “Facebook anuncia novas ferramentas”


deixe seu comentário