Ex-baixista do Legião Urbana vira mendigo no Rio

Ex-integrante do grupo Legião Urbana, Renato Rocha teve fama, reconhecimento e dinheiro. Perdeu tudo e virou morador de rua. O baixista fez parte da formação original do Legião Urbana, com Marcelo Bonfá, Renato Russo e Dado Villa-Lobos.

Expulso do grupo, Renato participou dos três primeiros discos do grupo e ajudou a compor sucessos como Eduardo e Mônica e Geração Coca-Cola. O músico foi encontrado perambulando pelas ruas do Rio de Janeiro. Assista a reportagem:


 

Após a matéria no Domingo Espetacular (Record), Marcelo Bonfá defendeu-se das críticas no Twitter de que ele e Dado Villa Lobos teriam abandonado Renato Rocha. “Nós sempre tentamos ajudá-lo, mesmo quando ele ainda era um músico ausente dentro na banda”, escreveu o ex-baterista na rede social. Rocha é ex-baixista do grupo e foi encontrado pelo programa “Domingo Espetacular” morando na rua, no centro do Rio de Janeiro.

Após reportagem, Renato Rocha recebe carinho dos fãs no Rio de Janeiro

“Algumas pessoas aqui estão bastante equivocadas sobre a ideia de qualquer culpa que possamos ter, eu e Dado, na vida que ele escolheu para si. Posso dizer que eu faço a minha parte quanto a ajudar pessoas dentro do meu raio de ação e que ainda assim vão além da minha própria família”, justifica o músico. “Depois disso ele se distanciou e se envolveu em problemas que iam além das nossas possibilidades de ajudá-lo. Muito depois, o Dado, que tem um estúdio, tentou oferecer uma participação em uma gravação. Mas ele não conseguiu realizá-la”, explica.

Renato Rocha participou da primeira formação da banda, assim que assinaram o contrato com a EMI em 1984 e colaborou com seus três primeiros álbuns: “Legião Urbana” (1985), “Dois” (1986) e “Que País É Esse?” (1987). Com matérias de arquivo, o “Domingo Espetacular” explicou a relação do baixista com os outros integrantes. “Eu tocava baixo e de repente percebi que seria mais legal a gente ter um baixista. Então, a gente chamou o grande Renato Rocha, fabuloso baixista, então comecei a cantar só”, conta Renato Russo.

Entenda a trajetória de Renato Rocha na Legião Urbana

“Ele saiu primeiro porque ele é muito louco, né? Ele perdia um voo aqui, perdia um ensaio ali”, conta Dado Villa-Lobos em vídeo da época. “Eu acho que o Renato Rocha não estava mais a fim. Não entendo o porquê, foi um vacilo dele”, completa Bonfá. “Teve um dia que a gente falou ‘chega’, você tá atrapalhando”, finaliza Villa-Lobos.

Dentre os hits que Rocha também assina, estão “Ainda É Cedo”, “Daniel na Cova dos Leões”, “Quase Sem Querer” e “Mais do Mesmo”. Um dos questionamentos do programa é como estão sendo pagos os direitos autorais do músico, que a repórter diz não receber nada desde 2002. “Como pode um disco vender doze milhões de cópias, e eu ficar na rua?”, questiona Renato. De acordo com apuração do programa, um relatório disponibilizado pelo ECAD mostra que foram arrecadados R$109,953,53 nos últimos dez anos em relação as músicas produzidas no período em que Renato ainda estava presente, o que dá cerca de R$916 por mês. Dado e Bonfá preferiram não comentar o caso no programa da Record. 

De acordo com a reportagem, o pai de Renato, um advogado, pretende ajudar o filho, que segundo ele “sempre recebeu muito carinho, apesar de seu problema com drogas”. Rocha foi casado e é pai de um menino de 11 anos e de uma menina de 14 anos, a família o deixou e voltou para Brasília.

Repercussão

Um dia após a denúncia, o ex-baixista foi cercado por uma multidão de fãs na região central do Rio de Janeiro, acompanhado de uma equipe de reportagem do Jornal da Record.Renato foi expulso da Legião Urbana em 1988 e desde então sumiu do cenário artístico. Emocionado, ele ainda comentou as declarações do pai e lamentou a morte da mãe.


Os comentários não representam a opinião deste blog; a responsabilidade é única e exclusiva dos autores das mensagens.

33 comentários para “Ex-baixista do Legião Urbana vira mendigo no Rio”


  1. elias

    Se o problema dele for Álcool ou Drogas Disponibilizaremos uma VAGA Social sem custo durante todo o tratamento.

    http://www.recantofonteluz.com.br 11 29117825

    Clinica para Dependentes de Álcool e Drogas

  2. john doe

    Segundo estudo publicado alguns anos atrás, creio que pela USP, a maioria dos moradores de rua estão lá porque querem, não porque foram jogados lá.
    São loucos, drogados, sociopatas, esquizofrênicos e o principal alcoolatras que não querem horário, banho, regras ou deveres.

  3. LUIZ FERNANDO TORA TORA

    Todo mundo sabe que ,quem prova da velha e boa mistura de sexo, drogas e rocknroll nunka mais volta o mesmo !!!!!!!!!!! kuando volta !!!

  4. LUIZ FERNANDO TORA TORA

    Todo mundo sabe que ,quem prova da velha e boa mistura de sexo, drogas e rocknroll nunka mais volta o mesmo !!!!!!!!!!! Kuando volta !!!
    ´´NOS PERDEREMOS ENTRE MONSTROS DA NOSSA PROPRIA CRIAÇAO.
    FICAREMOS ACORDADOS IMAGINANDO ALGUMA SOLUÇAO PRA QUE ESSE NOSSO EGOÍSMO NAO DESTRUA NOSSO CORAÇAO ….SERA??!!!……´´

  5. LUIZ FERNANDO TORA TORA

    Nos perderemos entre mosntros da nossa propria criaçao .Fikaremos acordados imaginando alguma soluçao ,pra keu esse nosso egoismo nao destrua nosso coraçao …..será??????!!!!!!!!!

  6. Paulo Araujo

    O cara não queria nada com a vida e agora os outros integrantes são culpados dele não ter nenhuma assistência! Nada a ver.

  7. Mônica

    Caramba …
    que desfecho de carreira triste.

  8. Artur

    Culpados, acho que os outros integrantes não são. Mas se o cara participou de composições, no mínimo deveria receber o que lhe é devido. E sobre a situação dele, só tenho a dizer que somos responsáveis pelo que somos.

  9. IR

    Será que o pior desfecho? E o de Renato? Só Deus pra Julgar…

  10. Julio Amaral

    Tudo consequência das drogas. O cara acabou com sua carreira, isolou-se da familia e agora, por último, está morando nas ruas. Culpa exclusivamente de uma vida regada a alcool e drogas. Os integrantes da banda não têm culpa da situação penosa a qual o ex-músico está submetido.

  11. rogerio caetano

    lamentável só posso dizer isso com relação a dado e e bonfa pois tenho certeza que se o Renato russo ainda estivece vivo com certeza a historia seria outra.

  12. louro pires

    qual a diferença entre um anônimo e um famoso? a lei da vida é assim: vacilão tem que se f…..
    ter dó do cara só porque foi famoso é hipocresia…e se fosse um zé qualquer, quem teria pena?
    depois falam que têem senso de justiça…me poupem!!!!

  13. Harry

    Renato Rocha foi uma dos poucos negros, se não o único, com posição de destaque entre as bandas de rock brasileiro dos anos 80! Era o melhor, musicalmente falando, era um grande baixista e compositor, chequem as músicas : Acrilic on Canvas, Angra dos Reis, A Dança, O Reggae, Teorema, Por Enquanto, Tempo Prdido, Metrópole,entre outras dos 3 primeiros discos e confirmarão o talento e a competência desse cara! Realmente a contradição da vida, existe e não perdoa, tudo pode mudar! O pouco que sei como baixista teve uma participação dele. Bonfá e Dado eram parasitas pois tinham performances sofríveis, é só ver um show ao vivo, enquanto que os dois Renatos mantinham a consistência sonora da banda! Muito triste… É uma pena! Força Negrete você pode dar a volta por cima!

  14. tom93

    ñ acreditei, quer dizer acreditei depois q vi o video mas fiquei muito triste.

  15. Nice

    Culpar os integrantes da banda “Legião Urbana” é muito fácil, assim tiram a culpa de quem realmente tinha que se preocupar mais com ele que era a família.Que pai fica longe de um filho com problemas com drogas, por mais de 10 anos e só descobre q o filho vive pelas ruas pq alguém o procura pra dizer? A maior prova de q ele não dá o devido valor ao filho é a ausência de fotografias na casa.”Os outros vem visitar e levam”…..será mesmo? Não querendo tirar a responsabilidade do Legião Urbana no q diz respeito aos direitos autorais do Renato Rocha, mas acho q quem deveria cuidar dele era a familia. Filho é uma dádiva e qdo tá com problemas não passa a ser menos filho.

  16. CARLOS

    quem dava a verdadeira consistência pra banda eram os dois Renatos, pois o Dado (playboyzinho) e Bonfá (que fumava um bequinho e viajava pro Japão) eram fracos tecnicamente, se hoje eles são famosos, devem e muito aos Renatos, Russo e Rocha que tb compunha tão bem qto o Russo.
    Más a culpa dele estar assim é só dele mesmo, ele realmente era meio problemático, assim como o Russo tb era, más enfim, no Rock os problemáticos que são os bons, vide Loro Jones do Capital, o cara é infinitamente melhor que o Passarell na guitarra… más o cara era doidão e dava seus pitís, gostaria muito de saber como ele está hj,
    Sds à todos…

  17. ana dogzsongs

    Isso daí tem uma forte depressão por trás. Muitos dos moradores de rua tem problemas emocionais sérios, especialmente a depressão que leva à dependência química. E o Bonfá é um falso: não é uma oportunidade de tocar numa gravação que vai salvar alquém. Se ele fosse amigo do cara, levava ele para uma clínica de recuperação,como os amigos do John Frusciante fizeram.O John Frusciante então se recuperou,voltoupara o Red Hot Chili Peppers,gravou o Californication e namorou a Mila Jovovich

  18. Alisson Bruno Brasilia df

    levanta a cabeça cara vc tem talento, corre atraz do que deixou escapar, lembro bem de vc de baixo do bloco na qd.403 sul aqui na Asa Sul arrebentando no baixo …
    vc é capaz Brother e tem talento, acredita em vc msm ….

    Abraço …..

  19. Adriana

    Olha não importa o erro , ou sei lá o que aconteceu… mas que ele tem direitos autorais, ele tem. E isso não se discute. Não me venham dizer que ele está culpando os outros integrantes, pq se assim o fosse , não seria descoberto somente agora.

  20. Brotherton

    Com certeza a culpa não é do Dado e do Bonfá, o culpado mesmo pelas privações dele é o próprio Renato, pois um músico renomado como teria várias chances de ter uma sólida carreira, mas a corrupção humana fala mais alto, veja ai os resultados.
    Existe inúmeras chances para ele sair dessa, mas ele tem que querer refazer a vida dele.Como um amigo acima afirmou: Se o Renato Russo ainda vivesse, esse músico não teria estas privações toda.
    DEUS abençoe o renato, pois “nem sempre tudo está perdido”.

  21. Misther's de maracaja-pá

    Creio eu que os cara da legião bancaro a pior f… Pro lado do Renato rocha, por que qual e o guitarrista, ou baixista, baterista que não pira com o som com as drogas…
    Então o cara não tem culpa de estar nessa situação, a banda deveria reconhece-lo e tentar ajudar ele.!

  22. Ronaldo

    Fiquei muito mal quando vi a matéria. O Renato Rocha era o coração da banda, seu baixo era o pulsar de um coração, simplesmente possante, basta ouvir os discos dos quais ele participa e comparar com aqueles onde ele não participa, a banda parecia ter perdido um coração, o rítmo, era como um Beatles sem o baixo do velho Mcca. Eu sinto muito, gostaria muito que o Renato pudesse sair dessa. E a historia do dinheiro dos direitos autorais É CASO DE POLICIA.. onde está o dinheiro dele?

  23. RO

    DESCULPAS TER QUE FALAR DESTE JEITO, MAS OS OUTROS INTEGRANTE Ñ TEM CULPA O MAIOR CULPADO FOI ELE MESMO! MAS ELE TEM QUE CORRER PELOS DIREITO DELE ,DIREITOS SÃO DIREITOS,Ñ DEIXE DE RECEBER O QUE É SEU OK ROCHA!!

  24. Jorge Jojó

    Os integrantes da banda tem parcela de culpa sim! Mesmo que ele estivesse fora da banda, o carinho que ele merece não faria mal algum; muito pelo contrário, pois é nesta hora que precisamos de apoio dos amigos. E onde eles estavam? curtindo a grana que conquistaram numa cobertura em Ipanema? Uma vergonha! Sempre fui fan da banda, mas nunca imaginei que o Renato tivesse passando por isso. O cara tem um talento fora do comum. Ouçam a música “baadermeinhoff blues” e voces vão perceber o que estou dizendo. Poucos baixistas tem tamanha força, tamanho talento natural. Este silencio dos componentes da banda, mostram um descaso inaceitável. Minha imagem mudou em relação à banda. Uma pena! Força Renato! Teus fans jamais te abandonarão.

    Jorge Jojó
    Marataízes, ES

  25. Jorge Jojó

    Sinceramente? como é que um monstro destes, do baixo, foi parar nas ruas? E o que os demais componentes da banda fizeram neste tempo todo? E a família? Que vergonha para Dado e Marcelo.

  26. rafael p.

    mesmo sabendo que ele escolheu esse caminho, devemos ter um carinho especial por ele, pois nos deu muitas alegrias na época em que tocava com a maior banda de todos os tempos. FORÇA SEMPRE!!!

  27. vinicius

    O DADO E O BONFA SÃO FRACOS, O RUSSO E O ROCHA É QUE COLOCAVAM A LEGIÃO PRA ANDAR.
    SE ESTA DROGADO E BEBUM É COM ELE , MAIS OS DIREITO TEM QUE RECEBER, DOIDÃO OU NÃO…

    E ME ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NÃO FUMAVA UM BASEADO NOS ANOS 80 EM BRASILIA RSRSRSRSR

  28. Arthur

    Estou de acordo com alguns comentários acima…
    Só pq ele “foi famoso” merece tanta atenção????
    Um zé qualquer da rua não tem chance nenhuma.
    O Renato colhe o que plantou…

  29. Lucia helena correa

    Foi ridiculo o que o Bonfá escreveu no twitter sobre Renato Rocha…que falta de irmandade….Dado que fala…fala…como se fosse o dono da verdade ficou quieto….
    dois fura olho…que decepção…

  30. Paulo

    Gente, cada um sabe de si mesmo, acho que o caminho que tomamos na estrada da vida é uma escolha de cada ser. Ele escolheu o caminho errado, quantas e quantas familias não estão passando por isso?.
    Independente de classe social, as drogas afetam a toda a sociedade, ele não é o ùnico nesta situação, apenas foi lembrado por ser de umas bandas mais famosas do Brasil. Então antes de culpar alguem, culpe a ele mesmo, pois por mais que a familia faça para ajudar um viciado, nem sempre tera êxito em reverter a situação.

  31. ricardo

    droga e para os idiotas se ta nessa e pq e um imbecil..pessoas inteligentes nao vao por esse caminho…

  32. Jose-lima

    Independente,do que tenha acontecido,ele tem os seus direitos garantido por lei,se um musico com o talento dele esta nesta situação ja pensou,um zé ninguem,afinal aonde anda os direitos humanos,ou os direitos humanos naõ existe para os negros,o que e muito comum neste pais;todos sabemos que o Renato Russo,tambem não era nenhum santo,e teve problemas identicos ou piores,mas nem por isso acabou na sarjeta,afinal aonde anda a comunidades dos musicos deste pais,tambem sabemos que não ha muita diferenças entre tais profissionais e os corjas dos mensalões de Brasilia,que so tem uma finalidade o dinheiro,Que o marcelo Bonfa e o Dado Vila -Lobo, retitua o que o Renato Rocha tem por direito;mostre a todos os fâs do Brasil;que vocês e de Brasilia mas e diferente dessa cambada toda.

  33. Jose

    ol

deixe seu comentário